terça-feira, 9 de junho de 2009

Dubai freia transformação de navio em hotel

Outra freada da crise: mais de meio ano depois de ser aposentado dos mares e ancorar nos Emirados Árabes Unidos para virar um hotel de luxo flutuante, o famoso navio de cruzeiros Queen Elizabeth 2 está à toa e ocioso no porto em Dubai.

O transatlântico foi comprado pelo grupo imobiliário árabe Nakheel por US$ 75 milhões, para ser convertido em um dos hotéis mais caros do Golfo Pérsico. O plano era atracar o navio perto da ilha artificial de Palm Jumeirah e instalar nele as suítes de hotel mais cara de Dubai. Mas a empresa diz que teve de adiar o investimento. Pelo menos por agora...

Do Blog da lurdete

Você sabe o que é Fining ?

Quem explica e alerta é o nosso amigo biólogo marinho e especialista em tubarões, Marcelo Szpilman. Finning é a pesca para obtenção das nadadeiras dos tubarões, uma das mais cruéis e perturbadoras perseguições realizadas pelo ser humano. E sabe como o fining é praticado?

Em um curto intervalo de tempo, capturam o tubarão, cortam fora suas nadadeiras e atiram sua carcaça de volta ao mar. Muitas vezes vivo, mas mortalmente aleijado, o animal afunda para morrer sangrando, comido por outros peixes ou para apodrecer no leito do mar. Mesmo que essas nadadeiras fossem diretamente para o prato de crianças famintas, seria um total despropósito. Mas não é exatamente para isso que são ceifadas. As nadadeiras atenderão a um ávido e lucrativo mercado mundial de sopa de barbatana de tubarão, do qual o Brasil e centenas de outros países participam. Já estamos no século XXI. Quando essa brutal e insustentável prática irá cessar? Disponha de 2 minutos de seu tempo para assistir à essas imagens chocantes.

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Que tal o Cisne Branco em sua casa?

Essa vem da Mariana Peccicacco, da Nautica on Line. Uma ótima dica pra quem quer ter o imponente veleiro Cisne Branco ao alcance das mãos. Para que isso se tornasse possível, a empresa Planeta DeAgostini resolveu comercializar as peças do veleiro, em escala 1:95, em bancas de jornais.Serão publicadas 120 edições, com todas as peças necessárias para montar o veleiro, com todos os seus detalhes, incluindo as 32 velas.

O melhor de tudo é que não é preciso ser um expert em montagem de maquetes. Todas as edições vem com um encarte que ensina o passo a passo da montagem do veleiro. Além disso, todo o material necessário para a montagem também está incluso.Para quem quiser fazer assinatura e receber as peças em casa, basta acessar o site http://www.planetadeagostini.com.br/colecionavel/cisne-branco.html.
A primeira peça pode ser comprada nas bancas por R$ 3,99.

segunda-feira, 1 de junho de 2009

A arte imita o mar


Três barcos vão de Koper, na Eslovênia, para Veneza, na Itália. Seria uma cena comum para quem vive às margens do mar Adriático, não fossem essas embarcações feitas de lixo e pilotadas por gente fantasiada que passa boa parte do tempo dançando e fazendo acrobacias nos mastros. Claro, não são navegadores comuns - são artistas. A tripulação de 30 americanos usou materiais reciclados para construir jangadas que mais parecem instalações flutuantes.

O objetivo dessa turma, cuja idade varia entre 20 e 30 anos, é repetir na Europa o sucesso que o projeto teve nos EUA. O que eles querem com isso? Mostrar a arte de uma maneira surpreendente. Querem, também, criticar o consumismo e incentivar modos de vida sustentáveis. As jangadas saíram da Eslovênia no início do mês e devem chegar a Veneza em meados de junho. Lá, os artistas farão suas performances com música, dança e até teatro de sombras. O nome do projeto diz muito sobre ele: The Swimming Cities of Sereníssima, algo como "As cidades flutuantes de Sereníssima", numa referência a Veneza. Ao longo da viagem, a tripulação ainda recolherá suvenires para incrementar as embarcações, que podem ser posteriormente expostas na França e na Inglaterra.
Fonte:Reuters

Eo Titanic afundou de vez...

Millvina Dean, a última sobrevivente do naufrágio do Titanic, morreu neste domingo (31) aos 97 anos de idade, informaram seus filhos ao canal público de TV BBC. Millvina, que morreu em Hamspshire, no sul da Inglaterra, onde vivia, era um bebê de apenas nove semanas de vida quando o famoso transatlântico afundou após bater em um iceberg no meio do oceano Atlântico, em 15 de abril de 1912. Ela esteve entre os 706 sobreviventes de uma catástrofe marítima que custou a vida de 1.517 pessoas e tornou o Titanic uma lenda. A família Dean viajava no navio para começar uma nova vida e abrir uma loja de tabaco no Kansas (EUA).

Georgetta, mãe de Millvina, e Bert, seu irmão de 2 anos, também sobreviveram, mas seu pai, Bertram, estava entre os mortos. Após a catástrofe, a família Dean voltou a Southampton, porto do sul da Inglaterra de onde zarpou o Titanic e onde Millvina passou praticamente o resto de sua vida. Apesar de não lembrar do ocorrido, Millvina sempre disse que o naufrágio do Titanic mudou sua vida. "Se não fosse por esse navio que afundou, agora eu seria uma americana", contou certa vez. A sobrevivente do naufrágio disse que nunca viu o filme "Titanic" (1997), de David Cameron, nem as várias reportagens já feitas sobre o navio, por considerá-las "mórbidas" e nunca se cansou de contar a história. "Gosto de contar, porque todo mundo se juntava em volta de mim. E pude viajar para muitos lugares graças a isso e conhecer muita gente. Não poderia me cansar, não sou desse tipo de gente", comentou.

segunda-feira, 25 de maio de 2009

O "cineasta" das enchentes

A matéria saiu no Fantástico. Um rapaz que pegou uma câmera emprestada para filmar a inundação que castigou a cidade onde ele vive: Trizidela do Vale, no Maranhão. O resultado? Um dvd que virou sucesso entre as próprias vítimas das chuvas. O DJ Rony é o "cineasta das enchentes", numa prova comovente e muito criativa de uma verdadeira tragédia nas águas brasileiras. Veja o vídeo:

Para quem gosta de peixes!

Aí vai uma excelente dica enviada pelo mergulhador Paulo Amorim, da Dive-Net: um ótimo site com tudo e um pouco mais sobre várias espécies de peixes. Quer pescar? então, aí vai a isca http://mares-oceanos.blogspot.com/

sexta-feira, 15 de maio de 2009

As perigosas espécies para os oceanos...

Essa é uma fantástica peça publicitária americana sobre as verdadeiras "espécies" que poluem os oceanos. É o recado: criatividade chama muito mais atenção que blá, blá, blá. Olha só a peça:

Cinzas de cremados viram corais nos EUA

A gente já tinha noticiado aqui no blog há algum tempo, mas agora a coisa evoluiu...Uma nova maneira de homenagear os entes queridos mortos está se tornando cada vez mais popular nos Estados Unidos: transformar suas cinzas em corais artificiais que, uma vez levados ao fundo do mar, devem se tornar o lar de animais marinhos. No litoral do Estado de Nova Jérsei, várias famílias de pessoas fanáticas pelo mar estão recorrendo a esta opção de funeral, digamos, original. Se a moda pega por aqui...a Baía de Todos os Santos vai virar um verdadeiro parque arqueológico.... Veja o vídeo no endereço
http://www.bbc.co.uk/portuguese/multimedia/2009/05/090512_cinzascorais.shtml

terça-feira, 12 de maio de 2009

Um barco movido a ...sol!

A Ria Formosa está mais amiga do ambiente com uma embarcação movida apenas a energia solar, única em Portugal. Neste barco não há motores a gasolina ou a óleo. O sol é suficiente para atingir uma velocidade que permite aos turistas apreciarem a paisagem. Se for preciso mais velocidade, há um conjunto de baterias que garante a autonomia da embarcação.
A ideia de construí-lo surgiu há muitos anos, mas só ganhou forma definitiva em 2006. A aposta num barco totalmente ecoeficiente tem por detrás diversas razões, mas a que pesou mais foi a consciência ecológica. Com 12 lugares e um casco especialmente concebido para se mover na Ria Formosa e nos seus canais secundários sem afectar a fauna e a flora, o barco tem um único motor elétrico, que "nunca toca o chão", segundo o fabricante Jorge Severino, da empresa "SunQuays". Quanto à velocidade, atinge, no máximo os oito nós e tem uma velocidade de cruzeiro de 4 ou 5 nós. A dica é do site barlavento.online.pt

Para rir um pouco...

E falando em Titanic, os atores protagonistas do filme, Leonardo DiCaprio e Kate Winslet, fizeram doações a um fundo que pretende custear as despesas médicas de Milvina Dean, a última sobrevivente do naufrágio do navio. Milvina, que tinha dois meses quando o acidente ocorreu, em 14 de abril de 1912. Atualmente, ela vive em uma clínica na cidade de Southampton, na Inglaterra, desde que quebrou o quadril, há cerca de três anos, mas não tem mais condições de bancar as despesas com o tratamento.

Em outubro do ano passado, ela vendeu recordações do Titanic para arrecadar dinheiro. Di Caprio e Winslet afirmaram em um comunicado que esperam que Milvina possa descansar melhor sabendo que seu futuro está garantido.

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Marinha realiza teste com mina na Baía de Todos os Santos

A notícia é curiosa e foi divulgada por nosso amigo e membro do Nautica Clube, André Lima, do Necton Sub. Vejam só: A Diretoria Geral do Material da Marinha conduziu, nos dias 13 e 14 de abril, na Baía de Todos os Santos (Salvador-BA), testes com minas, em que foram utilizados meios navais do Comando do 2º Distrito Naval (Com2ºDN). A Mina de Fundeio de Influência (MFI), testada no exercício, é uma mina de fabricação nacional desenvolvida pelo Instituto de Pesquisas da Marinha (IpqM).
A atividade contou com a assessoria técnica da Diretoria de Sistemas de Armas da Marinha, do Centro de Mísseis e Armas Submarinas da Marinha, do Grupo de Avaliação e Adestramento de Guerra de Minas (GAAGueM), do Centro de Hidrografia da Marinha, do IpqM e do Departamento Industrial e de Magnetologia da Base Naval de Aratu. Também participaram os Navios-Varredores “Abrolhos” e “Albardão”, o Comando da Força de Minagem e Varredura, a Lancha Balizadora “Aldebaran”, o Serviço de Sinalização Náutica do Leste e um destacamento do Grupamento de Mergulhadores de Combate.O teste teve o propósito de avaliar o desempenho operacional da mina MFI, compreendendo o mapeamento prévio da área do exercício, o lançamento e a localização da mina através do equipamento de varredura lateral SIDE SCAN. Foram realizados, também, a varredura com os equipamentos de influência acústica e magnética dos Navios-Varredores e o recolhimento da mina pelo destacamento do GptMeC.

O teste foi considerado um sucesso em função do ganho operacional obtido pela Marinha em operações de minagem e varredura e permitiu que as Diretorias Especializadas extraíssem informações operativas importantes a respeito dos dispositivos e sensores da mina MFI.O GAAGueMO GAAGueM, criado em 2006, é uma Seção de Estado-Maior do Com2ºDN responsável por produzir informações operacionais de Guerra de Minas, a fim de contribuir para o desenvolvimento, consolidação, disseminação e atualização de doutrina, procedimentos táticos e emprego dos equipamentos de Guerra de Minas.O GAAGueM elaborou o procedimento de teste da mina e coordenou tecnicamente a condução do exercício.

terça-feira, 28 de abril de 2009

Transplante de corais?

A publicação é recente e é da Isto É. Uma equipe de mergulhadores japoneses, todos biólogos, vem trabalhando como jardineiros no azul-safira do mar da China Oriental com a missão de salvar um animal seriamente ameaçado de extinção - animal, aliás, comumente confundido com planta ou simples rocha. Trata-se dos corais, que formam uma barreira multicolorida e de textura gelatinosa e que estão morrendo em decorrência do avanço dos efeitos do aquecimento global. Fatores como a mudança climática e a poluição vão destruindo o berço da biodiversidade do mar e já colocam pelo menos um terço dela sob risco de desaparecimento.

Os corais, que levam milhões de anos para se construir, abrigam mais de 25% das espécies marinhas. Ou seja: a sua extinção também significa o banimento de outras formas de vida que direta ou indiretamente dependem deles para sobreviver. É justamente para impedir que isso aconteça que cientistas mergulham ao longo da face escarpada do maior recife de coral do Japão na realização de um experimento pioneiro. Eles perfuraram a superfície dura de corais com brocas de ar comprimido, retiraram-lhes diversos pedaços mortos que os impedia de respirar e, como em um transplante de órgãos, preencheram esses espaços vazios com fragmentos de corais jovens. O resultado não poderia ter sido melhor: o "coração" do recife se pôs a pulsar.

São milhares de moluscos, caranguejos, peixes e até tubarões que se valem dos corais para se alimentar ou se abrigar. "Ele integra uma cadeia complexa e é por isso que sua extinção tanto nos assusta", diz Anna Bligh, governadora do Estado de Queensland, na Austrália. É lá que vive a mais grandiosa barreira de coral do mundo, considerada pela Unesco o "maior indivíduo vivo da Terra", com 2,3 mil quilômetros de extensão. Viva a ciência! e para saber mais...

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Bilionários criam primeira réplica "perfeita" da Arca de Noé

Do curioso blog do Fernando Moreira sai mais esta! Os irmãos Kwok, bilionários excêntricos de Hong Kong, resolveram dedicar parte da fortuna a um projeto gigantesco e curioso na cidade chinesa: a construção da primeira arca que é uma réplica em tamanho natural daquela bíblica de Noé. Os Kwok fizeram a embarcação seguindo todas as especificações descritas na Bíblia. Mas o propóstio não é bíblico, querido leitor: trata-se de um parque temático com um hotel de luxo no ponto mais alto. A atração foi criada em meio ao rebuliço provocado pela crise econômica mundial. A ideia da arca vem bem a calhar, segundo a teoria dos chineses: "A tsunami financeira vai acabar", disse says Spencer Lu, diretor do projeto da nova "Arca de Noé".

Com a arca, pretendem salvar alguns pares de milhões de dólares.O projeto saiu finalmente do papel após 17 anos. Apesar da excentricidade, os Kwok alertam: que nenhum hóspede apareça com um casal de girafas ou de elefantes. O local já tem 67 pares de animais - todos em tamanho natural e fibra de vidro. O sonho de reconstruir a arca de Noé vem sendo exercitado nas últimas décadas, mas nada que se compare ao detalhismo explorado no projeto dos Kwok. Na Holanda, uma arca, feita por Johan Huibers, abriga mesmo animais (claro, só alguns representantes da fauna) e foi para a água. Em Florenceville (Canadá), um pastor evangélico fez outra, assim como o pessoal do Greenpeace, que colocou uma embarcação no alto do Monte Ararat, onde a arca de Noé teria finalmente encalhado após a longa jornada no dilúvio.

Participe do Protuba e ajude a preservar nossos oceanos!


Notícia enviada pelo nosso amigo Marcelo Szpilman. É que em breve, com o objetivo de levantar a percepção da população brasileira sobre o quanto a pesca e o consumo dos tubarões (ou cações), ou partes deles, representam uma ameaça que está levando muitas das nossas espécies à beira da extinção, o Projeto Tubarões no Brasil realizará, com a ajuda de seus voluntários, uma Pesquisa Nacional de Comportamento e Percepção do Consumidor de Cação. Você sabia que 70 milhões de tubarões são mortos todo ano só pra virar sopa de barbatana?43% das espécies de tubarões em nosso litoral já estão ameaçadas de extinção! Não está na hora de você tomar uma atitude? Que tal contribuir um pouquinho para proteger os tubarões?

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Superinteressante!

Os editores da Revista Super Interessante, em um gesto incomum, liberaram para leitura e consulta, todo o conteúdo das edições antigas da revista, no período de 1988 a 2007. Uma rica fonte de material de pesquisa para trabalhos escolares e conhecimentos gerais. É só clicar no ano, escolher a capa da revista, e acessar todo o seu conteúdo. Boa Viagem, Boa Leitura, Bom Proveito! Vale a pena a navegada no
http://super.abril.com.br/superarquivo/index_superarquivo.shtml

Superdesinteressante...

A partir desta quinta-feira (16), a tarifa do ferry boat terá reajuste de 9,82%. O aumento foi autorizado pela Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba) na terça-feira (14). A última alteração na tarifa ocorreu há dois anos atrás, em maio de 2007. Uma verdadeira vergonha e desrespeito ao usuário que sempre sofre com filas intermináveis e um PÉSSIMO serviço.

Confira os novos preços:
Passageiro: R$3,65 e R$4,80
Auto Pequeno: R$30,35 (2ª a 6ª) e R$42,55 (Sábados/Domingos e Feriados)
Reboque: R$29,65 e R$41,15
Auto Grande, Pick-Up e Caminhonete: R$38,85 e R$54,20
Utilitários e Micro-Ônibus: R$55,30 e R$77,40
Caminhão simples: R$91,35 e R$127,80
Ônibus ou Caminhão Truncado: R$123,85 e R$173,30
Jamanta: R$179,60 e R$250,95
Motocicleta ou Lambreta: R$12,55 e R$17,60
Bicicleta ou Carro-de-mão: R$9,65 e R$13,45

"nunca velejei num lugar tão sujo em toda minha vida"

A notícia foi publicada pelo nosso amigo Alonso Jr, da Revista Náutica, e é uma vergonha. Nada que ninguém já não soubesse, mas vamos aos fatos...

"Pouco antes de assumir o comando do Puma, numa perna que deve demorar cerca de 16 dias, do Rio até Boston, o skipper Ken Read elogiou muito as pessoas e a beleza da cidade do Rio de Janeiro, mas mandou também um puxão de orelha para a questão da poluição na baía de Guanabara: "Neste momento, o mundo todo está preocupado com a degradação do meio-ambiente. Acho que vocês deveriam pensar seriamente em limpar essa baía. Eu adorei estar aqui, por isso posso falar isso com todo carinho: acho que nunca velejei num lugar tão sujo em toda minha vida. O momento para mudar isso é agora".

Mas Ken não foi só críticas. Mesmo tendo velejado a regata costeira em meio a centenas de sacos plásticos, garrafas dos mais diversos produtos, restos de papel e papelão e até um sofá (sim, um sofá inteiro), ele guardou boas memórias da cidade. "Nós adoramos o tempo que passamos aqui no Rio. Nós conhecemos muita gente bacana e amamos a hospitalidade com a qual fomos acolhidos aqui. A equipe do Puma ficou perto da praia, em Copacabana, e foi ótimo poder trabalhar na praia durante as manhãs, olhando para os lados e pensando 'não dava pra ser mais bonito do que isso'. Muito obrigado, Rio". Já a bordo do Il Monstro, prestes a partir, ele completou: "Mas não há nenhum lugar no mundo como a sua casa".

Pra fechar o "pacote" tripulantes de um outro barco da competição (Telefonica Black) foram assaltados em plena Praia de Copacabana, quando passeavam...o "furo" foi do jornalista Bruno Doro, que publicou a notícia completa em sua página.

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Uma náufraga canina!

Uma cadela que caiu de uma embarcação durante uma tempestade foi resgatado por seus donos depois de viver mais de quatro meses sozinha em uma ilha australiana, alimentando-se de cabras selvagens. A dona, Jan Griffith, disse que a família estava de luto desde o desaparecimento da cadela, chamada Sophie Tucker, em homenagem a uma cantora americana. O animal nadou cerca de 9 km até a ilha de St Bees, onde foi resgatado há uma semana por guardas florestais que tinham notado a existência de cadáveres de cabritos.

Primeiro, eles acharam que se tratava de um cão selvagem, mas logo perceberam que era um animal doméstico. Avisada por amigos, a família Griffith foi até o local onde a cadela estava, embora com poucas esperanças de que se tratasse de seu bicho de estimação. "Quando a chamamos, começou a gemer e golpear a jaula. Deixaram-na sair e ela saltou sobre nós. Estava enlouquecida", disse Jan. A notícia é da BBC.

Mulher pode virar guia de comandantes de navios no Porto de Santos

Pela primeira vez uma mulher pode se tornar um prático, guia de comandantes de navios no Porto de Santos, a 72 km de São Paulo. A profissão é dominada, até então, por homens. Todos os meses, 500 navios de todo o mundo trazem e levam mercadorias do cais santista. A bordo das embarcações está o prático. É ele que orienta os comandantes nas manobras para que a embarcação entre e saia do canal do porto com segurança.

Um navio com 270 metros de comprimento e com 70 mil, 80 mil toneladas de peso, se fizer uma manobra errada, pode bater em outro navio, colidir com o cais, pode derrubar um guindaste. Atualmente, 34 práticos atuam no Porto de Santos. No ano que vem, outros 11 vão reforçar o quadro. Eles foram aprovados num concurso realizado em setembro de 2008 e estão em treinamento. Fernanda Letícia da Silva pode se tornar a primeira mulher a atuar na praticagem no estado de São Paulo.Ela está quase concluindo as cem horas de observação de manobras e acompanha todos os passos das operações realizadas por profissionais já experientes.

"A praticagem de Santos bolou um esquema que dá uma grande confiança. Eles nos ensinam exatamente o que devemos fazer. Então está sendo muito bom", afirmou a oficial da Marinha Mercante de apenas 25 anos, que não se intimida com as responsabilidades impostas pela futura profissão.Foi durante as viagens do antigo trabalho que surgiu a vontade de dar uma virada na carreira. "Entre os portos que eu mais entrei está o de Santos. Sempre que eu tive a oportunidade de acompanhar a manobra do prático eu ficava com aquela curiosidade de saber como ele consegue dominar um navio", afirmou.
Ela não mediu esforços para correr atrás do sonho. "Eu venho me preparando há dois anos. Continuei embarcando e, quando embarcada, no período de repouso estudava um pouco a bordo. Quando estava em terra, era uma rotina bem pesada de estudo: 17 horas por dia em média", disse. Agora ela só tem uma palavra em mente: dedicação. "Ainda faltam umas 700 manobras, mas com certeza me vejo atuando com os outros práticos". A boa notícia é do Portal G1.

quinta-feira, 2 de abril de 2009

"Carro veleiro" bate recorde de velocidade!

O engenheiro britânico Richard Jenkins estabeleceu a bordo do “iate terrestre” Greenbird, como os criadores o chamam, o novo recorde para veículos movidos somente com o vento: 126,1 mph (milhas por hora), o equivalente à 202,9 km/h. O feito foi alcançado no lago seco de Ivanpah, nos EUA, e a velocidade do vento no dia estava em torno de 48 km/h. A marca de 202,9 km/h supera em 16 km/h a velocidade atingida pelo norte-americano Bob Schumacher. A rivalidade entre britânicos e norte-americanos começou na década de 1920, quando Malcolm Campbell registrou diversos recordes na terra e no mar.
O Greenbird utiliza fibra de carbono em grande parte de sua estrutura, o que lhe rende o baixo peso de 600 kg e permite a obtenção de tal velocidade. Seus criadores utilizaram aço somente nas hastes que sustentam as rodas. Jenkins anunciou que seu próximo desafio será criar uma versão adaptada do Greenbird para rodar no gelo e estabelecer um novo recorde. A notícia é de César Tizo, do Carro on Line. Confira o vídeo aqui!

Começa a votação dos sete pontos mágicos de Salvador

Já começou nesta quinta-feira, 2, a votação dos sete pontos mágicos de Salvador, campanha realizada pela Bahiatursa que segue até o dia 25 de abril, para eleger os principais pontos turísticos da capital. A participação deve ser feita através da internet. São 14 opções de escolha: Centro Histórico, Bonfim-Ribeira, Contorno-Comércio, Barra, Rio Vermelho, Campo Grande, Itapuã, Curuzu, Praia de Piatã, Praia de Stella Maris, Jardim de Alá, Baía de Todos-os-Santos, Dique do Tororó e Parque de Pituaçu. Destaque, claro, para a Baía de Todos os Santos, a maior do Brasil e a segunda do mundo. Amantes das águas, vamos votar!

Projeto baixa preço de óleo diesel para embarcações

É verdade. Pelo menos nas águas do Norte. É que por unanimidade a Assembleia Legislativa (AL), do Amapá, aprovou na sessão ordinária de ontem (31), projeto de autoria do deputado Camilo Capiberibe, que dispõe sobre a isenção de ICMS para saída de óleo diesel destinado ao consumo nas embarcações pesqueiras nacionais. De acordo com o projeto, para ser beneficiada com a lei no Estado do Amapá, a embarcação deve estar registrada na Capitania dos Portos e Secretaria Especial de Agricultura e Pesca da Presidência da Republica. “O projeto tem por finalidade diminuir os custos dos pescadores com as despesas havidas com o consumo de óleo diesel para o desenvolvimento da atividade pesqueira no Estado”, justifica.

Os barqueiros serão ressarcidos pela refinaria de petróleo ou suas bases estabelecidas no Estado do Amapá, do valor correspondente à isenção do imposto. O valor a ser ressarcido, por litro, em cada operação, será resultante da aplicação da alíquota interna do óleo diesel sobre o preço ao consumidor final, divulgado na forma do regulamento. A notícia é de Everlando Mathias.

segunda-feira, 30 de março de 2009

A "brejeirice" do Lago Paranoá

Apesar de não ter praias, Brasília é uma das cidades com maior movimentação náutica no país. As atividades e campeonatos de vela não param, além de ser o centro de grandes revelações no esporte. Semana passada uma notícia, no mínimo preocupante, foi destaque em muitos jornais do País. Isso porque o Distrito Federal tem oito lagos e lagoas – metade esculpidos pela natureza e Justificaroutros quatro formados com a intervenção humana. Em comum, sofrem todos intenso processo de assoreamento (carreamento de lixo para o interior dos espelhos d’água e consequente diminuição do volume).

No Lago Paranoá, um dos principais cartões-postais da cidade, o problema é mais visível. No Lago Sul, onde barcos de todos os tamanhos costumavam passear, há mais de um ano a navegação tornou-se impraticável. Bancos de areia diminuíram a profundidade do local de 2,3 metros para menos de meio metro e algas tomaram conta da área. “O lago virou um brejo”, afirmam frequentadores do local. Há alguns meses, diversos moradores espalham faixas e cartazes de alerta ao problema. “Senhor governador, o Lago Paranoá está morrendo!”, diz uma das inscrições no viaduto da Ponte das Garças. Afetado diretamente pela degradação do lago, o advogado Adriano Freire, de 28 anos, há mais de um ano mantém estacionada a lancha modelo Logic 27-S. Morador de uma mansão cujo jardim se estende até as margens do espelho d’água, ele teve o píer privativo invadido por algas e muito entulho. “Não dá mais para sair com a embarcação por aqui”, diz.

Revolver o fundo do Lago Paranoá comprometeria ainda mais a qualidade da água, com a liberação de inúmeras substâncias (como fósforo, abundante no Paranoá, ente outras ainda desconhecidas). Peixes e outros animais correriam risco de morte, além de se afetar uma pretensão do governo de utilizar o lago como fonte de captação para o abastecimento da cidade.

Por ora, o governo trabalha nas linhas de recuperação e prevenção. Um programa permanente de educação ambiental junto à população também é considerado imprescindível, já que a quantidade de lixo (garrafas, plástico e tantos outros materiais) despejado no lago não para de aumentar. A ocupação irregular das margens do lago é outro problema que também aguarda uma solução. A informação é do Correio Braziliense.

Embarcando no Timão...

Atenção tripulantes do Timão! Os pacotes para o cruzeiro em comemoração ao centenário do Corinthians, em 2010, já estão à venda. O navio, que passará por Santos, Ilhabela e Búzios, tem capacidade para 3.800 torcedores e sairá em viagem entre 25 e 28 de fevereiro.

A taxa de embarque para qualquer um dos pacotes é de US$ 99,00. São seis tipos de acomodações.A cabine interna é dividida em três tipos: dupla (US$ 650), tripla (US$ 567) e quádrupla (US$ 525). A externa segue o mesmo padrão, só que os valores são mais altos: US$ 750 para dupla, US$ 633 para tripla e US$ 575 para quádrupla. Externa com varanda tem o custo de US$ 850 a dupla, US$ 700 a tripla e US$ 625 a quádrupla. A mini suíte com varanda sai por US$ 1 mil e a suíte com varanda fica por US$ 1,2 mil a dupla e US$ 933 a tripla. O pacote mais caro é o da gran suíte com varanda, que está sendo comercializado por US$ 1,5 mil o duplo, US$ 1.133 o triplo e US$ 950 o quádruplo. E aí? Alguém se habilita? Já há quem aposte em superlotação.... A notícia é do Globoesporte.

segunda-feira, 23 de março de 2009

Bem-vindo a...bordo

É impossível olhar para o Amphibus e não lembrar das enchentes que vem assolando as grandes cidades brasileiras. A maioria das pessoas deve pensar: “talvez ele fosse a solução para as ruas alagadas”. Pois é, a montadora Amphicoach também pensa dessa forma e quer mandar seu produto para grande parte do mundo. Mas além de resolver as enchentes, ele também tem o propósito de aposentar as famosas balsas que fazem o translado em pequenos braços do mar para travessia de pessoas entre cidades.

O motorista conta com itens sofisticados como freios a disco com ABS, além de navegador GPS e piloto automático. Na rodovia, o Amphibus chega aos 112 km/h, enquanto na água, a velocidade é reduzida para 20 km/h. A Amphicoach pretende divulgar o projeto agora em busca de investidores para que os primeiros modelos entrem em produção.

O Amphibus traz atributos necessários para rodar tanto na terra quanto no mar. Segundo a montadora, ele atende todas as normas impostas pela União Européia para poder rodar nestes dois ambientes. Equipado com motor de potência entre 250 cv e 300 cv, o coletivo traz os mesmos requintes que um transporte de luxo. Transporta mais de 50 pessoas sentadas, com direito a telas de cristal líquido e sistemas de DVD-player. Quem quiser dar uma "navegada" é só acessar o link http://www.youtube.com/watch?v=pvQj7JjHvFY

Fonte:auto news


quinta-feira, 19 de março de 2009

Vivendo e aprendendo a pescar...

Pesquisadores do País de Gales descobriram uma armadilha para pegar peixes no estuário do rio Teifi, em Poppit, que pode ter sido construída há mais de mil anos. A estrutura, em forma de "V", tem 260m de comprimento e foi descoberta a partir de observações de fotos aéreas do Google Earth.
"Não há muita dúvida de que esta estrutura impressionante e que parece ter sido feita pelo homem era uma armadilha para peixes", disse Ziggy Otto, da unidade de pesquisa de ambiente marinho e zona costeira da Faculdade de Pembrokeshire. Segundo o pesquisador, ela pode ter sido feita com pedras da área para pegar peixes que migram rio acima, como salmões e trutas. Os peixes eram conduzidos para dentro da armadilha e, quando a maré recuava, os pescadores os recolhiam com redes.

"A idade não é conhecida mas, como fica totalmente submersa em todos os tipos de maré, a armadilha para peixes é muito antiga. Possivelmente ela remonta mais de mil anos, quando o nível do mar era mais baixo e a entrada do estuário de Teifi ficava mais para o lado de Poppit." Otto afirmou que vale a pena investigar a estrutura porque ela é parte do panorama histórico e cultural da área. Os pesquisadores devem realizar mergulhos na área para estudar a estrutura, hoje coberta de algas e anêmonas. "Esta armadilha para pegar peixes passou de uma estrutura totalmente feita pelo homem para um recife que funciona naturalmente, o que acrescenta uma diversidade biológica não apenas à área mas também para a Área Especial de Conservação da Baía de Cardigan", disse Jennifer Jones, mergulhadora especializada em pesquisas científicas
Fonte:BBC Brasil/Dive-Net

Oportunidades em terra e mar!

Essa vem do nosso querido amigo Sérgio Gomes, comandante da tripulação Três no Mundo, junto com seus filhos Jonas e Carol. Ele nos manda excelentes dicas para quem está a fim de encontrar boas oportunidades - tanto no mar como em terra! Então, fala aí, Sérgio!

"Olá, Flávia!!!
Tudo bem com você? E o Denis, está bem?
Aqui estamos todos bem, mas com algumas novidades.
Estamos começando a nos organizar em terra para viajarmos outra vez (como diz o importante ditado para nós velejadores: "Quem vai ao mar, se avia em terra").
Para isso, estou alugando por ano alguns imóveis que tenho em Ilhabela, vendendo um chalé para ter uma reserva financeira e alugando o Travessura, nosso atual veleiro, para aumentarmos o caixa de bordo. Descrevo cada um deles abaixo:


- Veleiro Travessura - Fast 410: ótimo veleiro de 41 pés, com o qual estou fazendo charteres por Ilhabela, Ubatuba (mínimo de dois dias) e Baia de Ilha Grande por Paraty, Angra e Ilha Grande (mínimo de 4 dias). Day-chateres para até 8 pessoas e pernoites até 6 pessoas. A tripulação somos nós! Veja mais sobre o Travessura em http://www.tresnomundo.com.br/PaginaTravessura.htm

- Casa para locação anual no Saco da Capela, em Ilhabela, com 4 suítes, que fica a 300 metros de duas praias, inclusive a do Saco da Capela, pequena baia utilizada para guarda de embarcações de recreio. Fica, também, a 1.300 metros da Vila. A casa é ótima, mobiliada e completa. É a casa onde eu morava antes de mudar para o Travessura. Ótima casa para quem pensa em mudar para o litoral.Veja mais sobre a Casa do Saco da Capela em http://www.tresnomundo.com.br/PropagandaCasaSacodaCapela.htm

Enquanto não alugo por ano os imóveis, estarei alugando-os por temporada. Portanto, se quiser vir a Ilhabela para a Semana de Vela ou para os feriadões que se aproximam pode me escrever também.
Abraços
Sérgio, Jonas e Carol - veleiro Fandango/Travessura

segunda-feira, 16 de março de 2009

Cientistas britânicos descobrem o "peixe-drácula"

Pesquisadores do Museu de História Natural de Londres descobriram um peixe com presas feitas de osso. A "linda" criatura, apelidada de "peixe-drácula", tem cerca de 17 milímetros de comprimento e foi encontrada em um córrego. Os cientistas acreditam que um processo evolucionário levou o peixe a perder os dentes e, mais tarde, fez com que ele desenvolvesse presas de ossos.
O nome de Danionella dracula é em homenagem ao famoso personagem com presas. As minúsculas criaturas chegaram à Grã-Bretanha em um lote de peixes de aquário e, inicialmente, os pesquisadores pensaram que se tratava de exemplares de uma espécie próxima, já conhecida.
"Depois de um ano e pouco em cativeiro eles começaram a morrer e, quando eu os coloquei em preservativo e examinei sob o microscópio, pensei: 'Meu Deus, o que é isto? As presas são feitas de osso", disse um dos cientistas.

A criatura possui 44 ossos a menos do que o mais estudado de seus parentes, Danio rerio, também conhecido como peixe-zebra ou paulistinha. Os cientistas reconhecem que demorou para perceberem que o peixe-drácula era uma espécie nova. Eles sugerem que é possível que outras pequenas criaturas com presas grandes estejam nadando em outros aquários sem que as pessoas consigam identificá-las como exemplares de Danionella dracula. Será?
BBC

Arraia gigante pode ser maior peixe de água doce do mundo

Uma arraia gigante capturada na Tailândia durante uma expedição internacional pode ser o maior peixe de água doce do mundo, segundo informações divulgadas nesta quarta-feira pelo site científico Live Science. O animal - que mede aproximadamente 2m de comprimento e pode pesar entre 249kg e 349kg - foi descoberto durante uma excursão científica organizada pela National Geographic, que tem o objetivo de proteger as grandes espécies de peixes de rios e lagos.

Segundo o biólogo e líder da equipe de pesquisadores Zeb Hogan, da Universidade de Nevada, nos Estados Unidos, estes gigantes de água doce (Himantura chaophraya) são os maiores entre as 200 espécies de arraias existentes. As arraias gigantes podem ser vistas no sudeste da Ásia e norte da Austrália.O animal foi capturado no rio Maeklong há um mês pelo voluntário britânico Ian Welch, utilizando uma vara de pescar e molinete.
Foram necessários mais de dez homens para erguê-lo com uma rede. Depois, o exemplar foi devolvido às águas. "Esta espécie tem potencial para ser o maior peixe de água doce do mundo", afirmou Hogan. O atual recorde mundial pertence a um peixe-gato de 293kg, fisgado em 2005 no rio Mekong, também na Tailândia. A expedição busca conservar as arraias gigantes porque a espécie corre sério risco de extinção. A notícia é da BBC.

terça-feira, 10 de março de 2009

Inventor lança submarino-tubarão baseado em álbum de Tintim

No álbum O Tesouro de Rackham, o Terrível, Tintim e seu companheiro Capitão Haddock descem ao mar para encontrar um navio pirata - e seu tesouro - afundado. O veículo que eles usam é o grande destaque e está até na capa do álbum: um mini-submarino criado pelo Professor Girassol, na forma de um tubarão. O veículo de Tintim agora está à venda. Pelo menos, uma versão muito parecida com ele. É o Deep Flight, submarino para duas pessoas criado pelo engenheiro Graham Hawkes, fundador da Hawkes Ocean Technology. O aparelho submerge até 450 metros, o que permite um bom passeio pelo fundo do oceano.

Assim como o submarino de Tintim, a criação de Hawkes tem barbatanas - o que, garante o engenheiro, transforma-o em uma das "criaturas" mais adaptadas à navegação na água. Ele inclusive reconhece, em entrevista à CNN, que apesar de a idéia das barbatanas ser óbvia Hergé, criador de Tintim, merece o crédito pela originalidade.

O Deep Flight, porém, tem milionários entediados como público-alvo: a melhor versão, chamada Super Falcon, custa US$ 1,3 milhão (R$ 3,07 milhões). Há uma versão mais barata, que não atinge tanta profundidade, por US$ 300 mil (R$ 709 mil). Visite o site da geringonça!
Fonte: omelete.com.br

quinta-feira, 5 de março de 2009

Google atualiza fotos de Salvador e Amazonas

O Google colocou no ar um novo pacote de imagens acessadas por seus aplicativos Google Maps e Google Earth. O pacote melhora a resolução de imagens de diversos pontos no mundo, entre eles sítios históricos no Irã, montanhas no Nepal e cidades na Europa e Canadá.

Entre as regiões beneficiadas com imagens recentes e em melhor resolução estão a cidade de Salvador e o curso do rio Amazonas. No blog do Google Salvador é descrita como "capital da felicidade" e na base de dados do gigante da web já é possível ver fotos recentes que mostram prédios restaurados no centro histórico da cidade baiana e detalhes das praias urbanas que antes não podiam ser vistos, em função da baixa resolução das fotografias aéreas. A maior atualização, no entanto, ocorreu na base fotográfica do rio Amazonas, desde seu curso Brasil até suas origens, no Peru.
Fonte:Revista Info

Tubarão Duende. Sim, ele existe!

O Museu de Pesca de Santos, a 72 km de São Paulo, vai ser o primeiro da América a expor uma espécie rara: o tubarão duende. O animal morreu em uma rede de pesca no Rio de Janeiro e foi transferido para a Universidade Estadual Paulista (Unesp) de São Vicente, a 65 km de São Paulo, onde será estudado.

De aparência estranha e curiosa, o tubarão duende é raro. Ele tem o focinho em forma de espátula, dentes finos como agulhas e nadadeiras que cavam o fundo do mar em busca de alimento. O animal foi capturado por um barco de pesca espanhol. Ele pesa 99 kg e mede pouco mais de três metros de comprimento. Na Unesp, pesquisadores vão realizar o primeiro estudo detalhado da espécie no Brasil.

Enquanto os biólogos fazem a pesquisa, a pele do tubarão será levada para o museu de Santos. O animal vai passar por um processo de conservação para preservar as características e ficará exposto no local. A previsão é que ele entre no acervo do museu em 45 dias. A notícia é do Jornal O Globo.

Quem quer trabalhar com as baleias Jubarte?

Essa vem da Kátia Groch, do Instituto Baleia Jubarte. É que estão abertas as inscrições para estágio no Instituto temporada 2009. Os documentos devem ser enviados até 31 de março por email. Estudantes de biologia, oceanografia, veterinária e áreas afins têm a oportunidade de acompanhar as atividades desenvolvidas pela instituição.

O Instituto Baleia Jubarte realiza atividades de pesquisa e educação ambiental relacionadas à conservação da Baleia Jubarte no litoral da Bahia. Devido a recentes mudanças na lei de estágio, o IBJ está aceitando apenas estagiários com vínculo com a Universidade através da disciplina de ESTAGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO/SUPERVISIONADO. Por isso, antes de se candidatar ao estágio, os estudantes devem procurar a comissão de estágios do seu curso e certificar-se da possibilidade de fazer o estágio de julho a novembro como supervisionado. E aí? Tá esperando o quê?! Veja as informações completas no www.baleiajubarte.org .br

terça-feira, 3 de março de 2009

Brasileiros ficam de fora da briga pelo "melhor emprego do mundo"

Todos os 700 brasileiros que se inscreveram para concorrer ao "melhor emprego do mundo" perderam a disputa. O serviço de zelador da paradisíaca ilha de Hamilton com salário de US$ 100 mil foi oferecido pelo governo do Estado de Queensland, na Austrália.A oferta de trabalho inclui passagens de avião e alojamento de luxo.

O candidato escolhido terá que coletar correspondências, alimentar tartarugas marinhas e peixes, limpar piscinas, além de observar baleias. Ele também deverá tirar fotos, gravar vídeos e publicar informações em um blog semanalmente.Dos 34 mil candidatos, apenas 50 foram selecionados. São pessoas de 22 países, como Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Austrália, Alemanha, Itália e França. O nome do vencedor será anunciado no dia 6 de maio."O processo de seleção foi muito estrito, tratamos como qualquer processo seletivo de trabalho, e foi realizado com membros do departamento de Turismo de Queensland e de uma empresa de recursos humanos", explicou uma porta-voz do departamento de Turismo. A organização do concurso espera promover a ilha de Hamilton, a Grande Barreira de Corais e as praias tropicais de Queensland. A seleção faz parte da campanha propagandista à qual o governo de Queensland destinou mais de US$ 1 milhão.

Piloto de barco tem carteira apreendida após teste com bafômetro

A Capitania dos Portos apreendeu a carteira do piloto de um barco na Praia de Charitas, no Centro de Niterói, na Região Metropolitana do Rio. O motivo, segundo a assessoria da Capitania, é que ele foi reprovado no teste com etilômetro (bafômetro), feito durante uma operação de fiscalização. De acordo com a assessoria, o piloto terá que se apresentar à Capitania em até oito dias úteis. Ele pode ser multado pela infração em até R$ 3,2 mil. Durante a fiscalização, foram inspecionadas 281 embarcações, notificadas 43 e apreendidas duas. O objetivo da ação foi inibir, principalmente, o trânsito de embarcações perto da área de banhistas, para evitar acidentes náuticos. Cerca de 100 militares, com 16 embarcações, participaram da ação. Aqui na Bahia ainda nada... A notícia é do portal G1.

segunda-feira, 2 de março de 2009

Sem pernas, mas com rabo de sereia

Uma mulher na Nova Zelândia que teve as duas pernas amputadas na infância ganhou uma cauda de sereia para poder nadar. A cauda é na verdade uma roupa especial desenvolvida pela empresa Weta Workshop, a mesma responsável por figurinos, adereços, maquiagem e efeitos visuais de filmes como O Senhor dos Anéis , As Crônicas de Nárnia e King Kong .

Nadya Vessey, que diz ter "cerca de 50 anos", nasceu com uma mal formação nas pernas e teve que amputá-las separadamente, aos 7 anos de idade e aos 16.Ela contou à BBC Brasil que usava próteses para caminhar e as tirava para praticar a natação, esporte pelo qual chegou a competir.A ideia de usar um rabo de peixe surgiu depois que uma criança a abordou em uma praia para perguntar sobre a ausência de suas pernas. "Eu respondi que não tinha pernas porque era uma sereia", disse Nadya.Há dois anos, ela encomendou a roupa especial à Weta Workshop, que, para sua surpresa, aceitou o desafio.A empresa criou um protótipo de cauda no formato de corpo de Nadya a partir de simulações com modelos em 3D.

O rabo possui uma estrutura de policarbonato, material também usado na nadadeira. A "pele" é feita de uma camada de neoprene, revestida de lycra e impressa digitalmente com "escamas".Nadya disse que ainda está se adaptando à novidade. "Estou tendo que me acostumar porque preciso nadar em movimentos ondulares." Ela espera agora poder voltar a competir, principalmente em provas de triatlon.

Sempre a Atlântida...

De acordo com reportagem do tablóide britânico The Sun, o software Google Ocean pode ter encontrado vestígios da cidade perdida de Atlântida. As imagens foram capturadas num local próximo às Ilhas Canárias, a quase mil quilômetros da costa da África. Foi nessa região que o filósofo grego Platão sugeriu que ficava a lendária civilização. Atlântida teria submergido há 12 mil anos, por conta de terremotos.

Charles Orser, da Universidade do Estado de Nova York, estudioso da história de Atlântida, chamou a descoberta de "fascinante". Para Orser, mesmo que a formação encontrada pelo software seja natural, ela "definitivamente merece uma análise mais detalhada". A formação é um retângulo cruzado por linhas que lembram o mapa de uma cidade. O Google soltou um comunicado em que afirma que as marcas captadas pelo programa são oriundas de navios que recolhem dados para fazer o mapeamento do fundo do mar.

Lançado no começo deste mês, o Google Ocean é a mais nova ferramenta do gigante da internet Google, e permite que os usuários façam viagens virtuais em três dimensões pelo fundo do oceano. O Ocean acrescenta-se aos já conhecidos Google Earth e Google Sky. Segundo Clécio Marink na lista de discussão sobre o assunto na Dive-Net, quem quiser ver a "Atlântida" do Google, a posição é essa: 31 19,966 N / 24 10,710 W. Alguém?! A notícia é da Revista Época.

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

A todos que se preocupam com a vida


A ABVC – Associação Brasileira de Velejadores de Cruzeiro, indignada com o recente assassinato dia 8 de fevereiro último, de nosso associado, companheiro de diretoria e amigo, Abel Hrabovsky de Aguilar, vem por meio desta carta aberta, atender aos apelos de inúmeros associados que manifestaram-se quanto à necessidade de se fazer ouvir através de sua entidade. Assim, vimos por meio desta manifestar nossa indignação com o fato, e solicitar providências urgentes quanto à segurança em nossa costa.

Não é de hoje, que fatos de violência e terror tem acontecido em Itaparica (BA) e outras regiões da costa brasileira, consequência do aumento da criminalidade e descaso das autoridades que sequer tem para si, clara essa responsabilidade. Não bastassem os fatos lamentáveis, temos ainda que ouvir um verdadeiro “jogo de empurra” no que tange às responsabilidades e providências, estas últimas sempre depois de alguma tragédia. Ninguém é responsável pela morte de Abel? Teria sido uma fatalidade?

Não. Os muitos casos anteriores não permitem essa conclusão. Alguns documentados na imprensa, como o casal de franceses espancados no mesmo lugar do assassinato, outros vários ignorados, como velejadores desta entidade que sofreram perdas materiais no litoral da Bahia ao buscar seus veleiros após o Cruzeiro Costa Leste 2008. Estes, pelo entender de um velejador cruzeirista de passagem, preferiram fugir e não voltar a ficar e arcar com a burocracia, a inépcia vigente e a própria violência que não tardaria em represálias.Somos todos reféns em terra, e agora também no mar. Solicitamos imediatas providências das autoridades competentes. Não respostas vazias com palavras, pronunciamentos, entrevistas e fotos nos jornais. Simples providências que temos direito pois pagamos nossos muitos impostos.


À família e amigos que como nós sofrem a dor da perda de Abel, nossa solidariedade. Estaremos em breve inaugurando em nosso site um local específico para denunciar e alertar sobre locais onde ocorrem os atos de pirataria no Brasil, recomendando aos velejadores cruzeiristas brasileiros e estrangeiros, associados ou não, que evitem as áreas em questão pela falta de segurança.

Que pena: perdemos todos.
Alguns o lazer, outros, o prestígio e a confiança.
Mas o pior são os que perdem amigos, filhos, pais.

ABVC - http://www.abvc.com.br/
Diretoria - 2009-2010

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Museu submerso com 200 esculturas será atração no México

Como se precisasse, Cancún, na costa leste mexicana, ganhará mais uma atração: uma instalação subaquática com cerca de 200 figuras humanas que promete ser a nova sensação dos mergulhadores. Com término previsto para 1º de maio de 2010, "A Evolução Silenciosa", do artista inglês Jason de Caires Taylor, ficará localizada no fundo do mar do Parque Nacional Costa Ocidental de Isla Mujeres, Punta Cancún e Punta Nizuc. A obra ocupará 150 metros quadrados e deve pesar cerca de 70 toneladas.

Individualmente, as esculturas serão de pessoas, muitas das próprias comunidades locais. Juntas, elas procurarão representar as mudanças de geração, desde os Maias até o multifacetado mundo moderno. Os turistas poderão transitar por essa linha do tempo com equipamento de mergulho, submarinos ou embarcações de fundo transparente. A oposição entre "incentivo ao turismo" e "preservação ambiental" pode até parecer inevitável. Nesse contexto, porém, o trabalho de Taylor traz alguma esperança. É justamente disso que trata uma das obras já esculpidas. "A Jardineira da Esperança" mostra uma jovem latina observando sua coleção de vasos, cujas "flores" serão cultivadas com fragmentos de corais vivos, recolhidos de recifes danificados.

Esse é o diferencial do trabalho do inglês em relação a outros escultores do gênero. Em vez de brigar com a ação da natureza, o artista procura incorporá-la a suas obras. Os materiais utilizados, além de não prejudicarem o meio ambiente, favorecem a multiplicação da vida marinha. Do ponto de vista ambiental, as instalações também permitem a recuperação dos recifes de corais naturais, já que desviam parte do fluxo de mergulhadores. Em menor escala, as esculturas de James Taylor já podem ser apreciadas em outras partes do mundo, com destaque para Granada, país insular do Caribe, onde estão 65 peças. Mais informações podem ser obtidas no site do artista (www.underwatersculpture.com).

Fonte:Terra

Cruzeiros liberados em Noronha

Os cruzeiros marítimos com destino a Fernando de Noronha vão continuar até o fim da temporada. É o que garante a Justiça Federal, que deferiu ontem uma liminar a favor da companhia Brazilian Cruises Representation (BCR), responsável pela operação do navio de cruzeiro Ocean Pacific. A embarcação, que faz a rota Recife-Natal-Fernando de Noronha, estava proibida de atracar na ilha desde o último dia 31 por supostas irregularidades contra o meio ambiente local, como navegação em horário e profundidade não permitidos. Com a decisão, a embarcação volta a atracar no arquipélago e o calendário de cruzeiros está mantido até 15 de março, data final da temporada. A notícia é do Diário de Pernambuco.

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Pescadores artesanais já podem pedir seguro desemprego

Pescadores artesanais de todo o país já podem solicitar o seguro-desemprego durante o período de defeso. O calendário com as datas de proibição das atividades de pesca deste ano, feito pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), foi divulgado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Esse período é necessário para a reprodução de espécies marinhas. Enquanto a atividade de pesca estiver suspensa, os pescadores podem receber o seguro defeso no valor de um salário mínimo.

O requerimento pode ser feito nas Superintendências Regionais do Trabalho e Emprego e no Sistema Nacional de Emprego (Sine) ou nas entidades credenciadas pelo Ministério. E como era de se esperar é "pouca" a burocracia para que o pescador tenha assegurado o direito: o trabalhador deve comprovar que está inscrito na Secretária Especial de Aqüicultura e Pesca há pelo menos um ano. Além disso, é necessário apresentar a carteira de identidade ou de trabalho, comprovante de pagamento das contribuições previdenciárias e número de inscrição como segurado especial.O dinheiro do seguro pode ser retirado nas agências da Caixa Econômica Federal, em Casas Lotérias ou unidades da Caixa Aqui. De acordo com o MTE, a primeira parcela do seguro fica disponível 30 dias após a inscrição do segurado. A notícia é da Agência Brasil.

Quer ganhar um carro? Vá pra "água"!

Os fãs da Regata de Volta ao Mundo Volvo Ocean Race já sabem que no site da prova também pode participar da regata. A versão virtual da Volvo já tem mais de 100 mil pessoas cadastradas de 180 países. O melhor velejador virtual ganhará um carro Volvo C30. Além disso, a cada perna (trecho) da regata, outros prêmios são distribuídos. Após fazer seu cadastro do meio do site http://www.volvooceanracegame.org/, o velejador virtual recebe um e-mail para começar a navegar pelos mares do mundo.

O internauta pode ainda adicionar amigos durante a competição e trocar mensagens com seus adversários. O "velejador" tem o direito de escolher as cores de seu barco antes de começar a navegar. Para comprar equipamentos e melhorar o desempenho, é necessário desembolsar dinheiro de verdade com cartão de crédito.Na hora de navegar, basta escolher a direção correta e saber adaptar seu barco ao vento para tentar a sorte na Volvo Ocean Race.

O jogo ainda possui uma opção em que o internauta pode programar um determinado horário para mudar a direção do barco, ideal para quando ele não estiver em frente à tela do computador. Para se aproximar da realidade, o jogo tem os mesmos trechos da Volvo Ocean Race, regata cuja próxima etapa será rumo ao Rio de Janeiro. Ainda dá tempo!

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Lixo tirado do mar dará direito a vale-diesel

Quem leu a Folha de São Paulo esta semana deve ter visto uma notícia curiosa: a Secretaria de Estado do Meio Ambiente de São Paulo anunciou o lançamento, na próxima semana, de um projeto que vai oferecer vale-combustível a pescadores que entregarem o lixo recolhido do mar por suas redes. Cada quilo de lixo retirado do mar poderá ser trocado pelos pescadores por um vale que dará direito a um litro de diesel. O projeto vai começar a ser desenvolvido em Ubatuba (224 km de SP), no litoral norte do Estado.

Serão três pontos para o desembarque do lixo (ilha dos Pescadores, píer do Saco da Ribeira e píer de Itaguá), onde haverá balanças para pesagem. A assessoria de imprensa da Secretaria do Meio Ambiente diz que haverá um cadastro dos pescadores que participarão. Os resíduos serão depositados em contêineres disponibilizados pela Prefeitura de Ubatuba, responsável pela coleta diária do material, que será encaminhado a um centro de triagem e reciclagem.O gerente da Cetesb (agência ambiental) no litoral norte e coordenador do projeto, João Carlos Milanelli, diz que a parceria com a Petrobras não é oficial e que a troca do lixo pelo vale-diesel só deve começar a ocorrer em junho.

Para quem ainda acredita em hora marcada...

Quem vai aproveitar o Carnaval fora de Salvador e pretende utilizar o transporte de ferryboat já pode adiantar a compra das passagens com horário marcado. Para evitar as longas filas de espera, mais comum nos feriados, os usuários podem adquirir os bilhetes nos guichês do terminal, em São Joaquim a partir das 8 horas. Mas é preciso ficar atento a um detalhe: a liberação para a compra das passagens está sendo feita com pelo menos 30 dias de antecedência. Ou seja, bilhetes para o dia 26 de fevereiro só começam a ser vendidos a partir do dia 26 de janeiro, e assim sucessivamente.

De acordo com a TWB, concessionária responsável pela administração do sistema ferryboat, a possibilidade de compra pela internet, pelo sistema de bilhetagem eletrônica, tem facilitado e, com isso, acelerado as vendas, mas que os horários menos procurados continuam disponíveis. Novos horários para a travessia pela madrugada estão sendo abertos conforme o término das passagens para os horários diurnos e a demanda. A informação é do A Tarde on Line.

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Foto Espetacular

O click de um kitesurf radical nas altas ondas de Cidade do Cabo, na África do Sul. As condições perfeitas para a prática do kite proporcionaram esta bela imagem. O atleta soube aproveitar as altas ondas e radicalizou. Alguém encara?

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Vela para todos os gostos...

As últimas semanas na Baía de Todos os Santos têm sido de extrema beleza para os amantes da vela. Além da realização do Circuito Salvador de Vela, reunindo grandes barcos de Oceano, teve ainda a chegada da Regata Internacional Cape to Bahia, regatas de saveiros com a João das Botas, Brasileiro de Snipe e muita coisa "aqui e ali" para "distrair" as vistas cansadas...

Queria parabenizar a turma do Viva Saveiro, que vem realmente colocando essas lendárias embarcações em destaque, revitalizando suas histórias e pondo, de fato, a mão na massa pra quem quiser ver e também ajudar a manter os saveiros velejando em nosssas águas. De acordo com "Malaca", um dos grandes padrinhos do Viva Saveiro, tínhamos antes quase 2 mil saveiros bordejando por aí. Hoje são apenas 18! O artista plástico Bel Borba, também um dos padrinhos, sempre está incentivando o movimento de revitalização através das suas artes, como na Exposição Água Aberta, que aconteceu na semana passada em um dos galpões do Porto de Salvador. A mostra reuniu fotos de saveiros e um show de criatividade de Bel, que usou aço caborno retirado de antigos navios para moldar verdadeiras obras de arte. Destaque também para o Ricardo Tavares, nautimodelista de mão cheia que, com uma sensibilidade ímpar retrata vários tipos de saveiros em suas miniaturas náuticas.
Para fechar a semana com "chave de ouro" a Regata João das Botas deu um verdadeiro espetáculo no Porto da Barra, reunindo catraias, canoas e os saveiros de pena e de içar aos olhos do grande público, que realmente vibrou com as emocionantes largadas neste último domingo (25). E como se não bastasse tantos barcos na água, eis que na "contramão" dos saveiros aparecem também os mais de 40 snipes que estão disputando o Campeonato Brasileiro em Salvador. Uma semana incrível e um domingo de pura poesia e diversão para os amantes da vela - seja para quem vai para a água ou simplesmente estava desacostumado a ver tanta beleza em um único dia na Baía de Todos os Santos. É claro que eu não resisti e tirei muitas fotos que vocês conferem aqui em nossa galeria. Boas navegadas!

Flávia

Epirb que começou a funcionar no Brasil em 2009 já é responsável pelo primeiro resgate

Essa já não é tão fresquinha, mas vem do nosso "lobo do mar" Hélio Viana e seu maravilhoso blog Maracatu. Então, vamos lá: "Representantes da Marinha e da Aeronáutica assinaram em dezembro a “Carta de Acordo Operacional entre o Sistema de Busca e Salvamento Aeronáutico e o Serviço de Busca e Salvamento da Marinha do Brasil”. O acordo, que entrou em vigor no primeiro dia de 2009, já mostrou resultados.

O casal de franceses Jean Claude Thebauct, 59 anos, e Lawrence Berthelot, 46, estavam navegando de Cabo Verde com destino a Fortaleza (CE) quando o Marie Galante, o veleiro de 15 metros em que viajavam, chocou-se com algo e teve uma entrada de água na casa de maquinas. Uma hora depois de acionar o EPIRB o casal teve que abandonar o barco, já com muita água em seus porões, e pular para a balsa salva-vidas. Ai entrou em cena o Salvamar Nordeste (conjunto de unidades da Marinha voltado para resgates) que assumiu a coordenação da operação de socorro e deslocou o Navio-Patrulha Grajau (P-40) para fazer o resgate. O Grajau estava realizando Patrulha Naval na Amazônia Azul brasileira, a cerca de 420 quilômetros de distância do naufrágio.

O Serviço de Busca e Salvamento da FAB de Recife recebeu o sinal do EPIRB, pelo sistema satélite de buscas Cospas-Sarsat, por volta das 9h de quinta-feira passada. Imediatamente foi deslocada uma aeronave P-95 (Bandeirante Patrulha) da Base Aérea de Santa Cruz para o local previsto. Por volta das 11h50, a aeronave localizou os dois sobreviventes na balsa salva-vidas a 260 km ao norte do arquipélago de Fernando de Noronha (PE) e cerca de 550 km de Natal.
E viva a integração dos sistemas. Segundo a FAB, o Acordo Operacional mobiliza o trabalho desenvolvido diariamente pelos Centros de Coordenação de Salvamento Aeronáutico (RCC), pelo Centro de Controle de Missão Brasileiro Cospas-Sarsat - subordinados ao Decea - e pelos Centros de Coordenação de Salvamento Marítimo – subordinados.

Cruzei o Atlântico!

Destaques
Da Espanha ao Brasil velejando. Vou te contar como foi. Se liga no Blog, que a partir de hoje volta a ser atualizado
Acesse nosso canal no youtube e confira nossos vídeos:
TV Denis Peres.