segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Epirb que começou a funcionar no Brasil em 2009 já é responsável pelo primeiro resgate

Essa já não é tão fresquinha, mas vem do nosso "lobo do mar" Hélio Viana e seu maravilhoso blog Maracatu. Então, vamos lá: "Representantes da Marinha e da Aeronáutica assinaram em dezembro a “Carta de Acordo Operacional entre o Sistema de Busca e Salvamento Aeronáutico e o Serviço de Busca e Salvamento da Marinha do Brasil”. O acordo, que entrou em vigor no primeiro dia de 2009, já mostrou resultados.

O casal de franceses Jean Claude Thebauct, 59 anos, e Lawrence Berthelot, 46, estavam navegando de Cabo Verde com destino a Fortaleza (CE) quando o Marie Galante, o veleiro de 15 metros em que viajavam, chocou-se com algo e teve uma entrada de água na casa de maquinas. Uma hora depois de acionar o EPIRB o casal teve que abandonar o barco, já com muita água em seus porões, e pular para a balsa salva-vidas. Ai entrou em cena o Salvamar Nordeste (conjunto de unidades da Marinha voltado para resgates) que assumiu a coordenação da operação de socorro e deslocou o Navio-Patrulha Grajau (P-40) para fazer o resgate. O Grajau estava realizando Patrulha Naval na Amazônia Azul brasileira, a cerca de 420 quilômetros de distância do naufrágio.

O Serviço de Busca e Salvamento da FAB de Recife recebeu o sinal do EPIRB, pelo sistema satélite de buscas Cospas-Sarsat, por volta das 9h de quinta-feira passada. Imediatamente foi deslocada uma aeronave P-95 (Bandeirante Patrulha) da Base Aérea de Santa Cruz para o local previsto. Por volta das 11h50, a aeronave localizou os dois sobreviventes na balsa salva-vidas a 260 km ao norte do arquipélago de Fernando de Noronha (PE) e cerca de 550 km de Natal.
E viva a integração dos sistemas. Segundo a FAB, o Acordo Operacional mobiliza o trabalho desenvolvido diariamente pelos Centros de Coordenação de Salvamento Aeronáutico (RCC), pelo Centro de Controle de Missão Brasileiro Cospas-Sarsat - subordinados ao Decea - e pelos Centros de Coordenação de Salvamento Marítimo – subordinados.

Nenhum comentário:

Cruzei o Atlântico!

Destaques
Da Espanha ao Brasil velejando. Vou te contar como foi. Se liga no Blog, que a partir de hoje volta a ser atualizado
Acesse nosso canal no youtube e confira nossos vídeos:
TV Denis Peres.