terça-feira, 28 de abril de 2009

Transplante de corais?

A publicação é recente e é da Isto É. Uma equipe de mergulhadores japoneses, todos biólogos, vem trabalhando como jardineiros no azul-safira do mar da China Oriental com a missão de salvar um animal seriamente ameaçado de extinção - animal, aliás, comumente confundido com planta ou simples rocha. Trata-se dos corais, que formam uma barreira multicolorida e de textura gelatinosa e que estão morrendo em decorrência do avanço dos efeitos do aquecimento global. Fatores como a mudança climática e a poluição vão destruindo o berço da biodiversidade do mar e já colocam pelo menos um terço dela sob risco de desaparecimento.

Os corais, que levam milhões de anos para se construir, abrigam mais de 25% das espécies marinhas. Ou seja: a sua extinção também significa o banimento de outras formas de vida que direta ou indiretamente dependem deles para sobreviver. É justamente para impedir que isso aconteça que cientistas mergulham ao longo da face escarpada do maior recife de coral do Japão na realização de um experimento pioneiro. Eles perfuraram a superfície dura de corais com brocas de ar comprimido, retiraram-lhes diversos pedaços mortos que os impedia de respirar e, como em um transplante de órgãos, preencheram esses espaços vazios com fragmentos de corais jovens. O resultado não poderia ter sido melhor: o "coração" do recife se pôs a pulsar.

São milhares de moluscos, caranguejos, peixes e até tubarões que se valem dos corais para se alimentar ou se abrigar. "Ele integra uma cadeia complexa e é por isso que sua extinção tanto nos assusta", diz Anna Bligh, governadora do Estado de Queensland, na Austrália. É lá que vive a mais grandiosa barreira de coral do mundo, considerada pela Unesco o "maior indivíduo vivo da Terra", com 2,3 mil quilômetros de extensão. Viva a ciência! e para saber mais...

Nenhum comentário:

Cruzei o Atlântico!

Destaques
Da Espanha ao Brasil velejando. Vou te contar como foi. Se liga no Blog, que a partir de hoje volta a ser atualizado
Acesse nosso canal no youtube e confira nossos vídeos:
TV Denis Peres.