segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Xô, tsunamis!


Com medo de que as águas avancem sobre o país de uma maneira que ninguém quer ver nos noticiários mundiais, a Austrália colocou em operação um sistema de alerta para tsunamis que, os especialistas esperam, seja parte de uma rede que vai do Oceano Índico ao Pacífico. O projeto custou US$ 46 milhões e começou a ser elaborado seis meses depois do tsunami asiático de 2004 que matou mais de 200 mil pessoas.


O projeto tem como base um sistema de alta tecnologia de bóias conectadas a sensores de pressão colocados no fundo do mar. Cinco delas estão localizadas no noroeste da Austrália, ao sul da Indonésia, e outras foram colocadas na direção da costa leste do continente, no Oceano Pacífico. A esperança é de que o novo sistema dê informações precisas sobre o risco de ondas gigantescas. Segundo um dos diretores do projeto, ao invés de dizer que um tsunami está a caminho e que ele pode ter impacto na costa de um determinado Estado, o centro de informações agora está capacitado para dizer quais pontos ao longo da costa são os mais suscetíveis.


O equipamento de monitoramento permite que os cientistas identifiquem também a localização de um terremoto, sua profundidade e sua intensidade. O sistema australiano vai ainda fornecer informações essenciais sobre o nível do mar e abalos sísmicos para países que são ilhas vulneráveis no Oceano Pacífico e para as autoridades no Japão. A notícia vem da BBC Brasil.

Nenhum comentário:

Cruzei o Atlântico!

Destaques
Da Espanha ao Brasil velejando. Vou te contar como foi. Se liga no Blog, que a partir de hoje volta a ser atualizado
Acesse nosso canal no youtube e confira nossos vídeos:
TV Denis Peres.