quarta-feira, 25 de junho de 2008

Marcelo Szpilman esclarece suposto ataque de tubarão na Bahia

Devido a uma notícia divulgada em um telejornal baiano, o biólogo e colaborador Marcelo Szpilman enviou um e-mail esclarecendo o pretenso ataque de tubarão ocorrido em Guarajuba (BA). Marcelo foi o idealizador da série Mergulhando com Tubarões, exibida no Bahia Náutica e Náutica Brasil, ajudando a desvendar o mito de predador assassino dos tubarões, em mergulhos realizados na Àfrica do Sul. Confira abaixo os textos em questão na íntegra:

Trecho da Matéria BATV:
"Um surfista baiano viveu momentos de pânico na manhã desta terça-feira (24), na praia de Guarajuba, no Litoral Norte. Ricardo Garcia Santo Sé contou que foi atacado por um tubarão quando surfava. Na prancha, ficou a marca do que parece ser uma mordida de tubarão.

Ricardo teria visto o animal depois da arrebentação, mas uma onda jogou o surfista e o tubarão a menos de 20 metros da areia. Ricardo conta, que nesse momento, o tubarão teria atacado. O surfista conseguiu sair da prancha antes do animal atingi-lo. Ele ainda viu o tubarão mordendo a prancha quando corria para a areia. Ricardo estava sozinho no momento do ataque. Outros surfistas da praia de Guarajuba se surpreenderam com o ocorrido."

Por Marcelo Szpilman*:
"As imagens e fotos da prancha confirmam que houve realmente uma mordida de tubarão. No entanto, pela história contada, parece que o animal assustou-se ou ficou irritado com a aproximação não intencional do surfista e de sua prancha e, por isso, deu uma mordida de "chega pra lá" na prancha, como o faria se fosse outro tubarão ou qualquer outro animal. O surfista e o tubarão, que provavelmente tentava capturar um peixe na zona de arrebentação, estavam no mesmo local e foram pegos de surpresa por uma onda que os aproximou em demasia. Nessa situação, o tubarão, ao sentir-se ameaçado, morderá como uma reação animal instintiva.

Não foi um verdadeiro e clássico ataque de tubarão visando o surfista, mas sim um acidente muito pouco comum e que dificilmente se repetirá. Ao contrário do que o surfista declara no final da reportagem, não há razão alguma para que ele abandone o esporte, pois no litoral do Estado da Bahia só houve 5 ataques de tubarão nos últimos 88 anos.

* Marcelo Szpilman, Biólogo Marinho formado pela UFRJ, com Pós-Graduação Executiva em Meio Ambiente (MBE) pela COPPE/UFRJ, é autor dos livros GUIA AQUALUNG DE PEIXES, AQUALUNG GUIDE TO FISHES, SERES MARINHOS PERIGOSOS, PEIXES MARINHOS DO BRASIL, e TUBARÕES NO BRASIL, e de várias matérias e artigos sobre a natureza, ecologia, evolução e fauna marinha publicados nos últimos anos em diversas revistas e jornais e no Informativo do Instituto. Atualmente, Marcelo Szpilman é diretor do Instituto Ecológico Aqualung, Editor e Redator do Informativo do citado Instituto, diretor do Projeto Tubarões no Brasil (PROTUBA) e membro da Comissão Científica Nacional (COCIEN) da Confederação Brasileira de Pesca e Desportos Subaquáticos (CBPDS).
Fotos:Ibahia.com

Um comentário:

Tammy Pessoa Vidal disse...

Que coisa interessante esse pseudo encontro não marcado com um tuba!!! Justamente um cara com tanta bagagem e que fez uma série tão bacana sobre os tubarões....parabéns por trazer sempre noticias de tão alto interesse pra gente que anda molhado desta água salgada da nossa linda Bahia...rsrsrsr

Cruzei o Atlântico!

Destaques
Da Espanha ao Brasil velejando. Vou te contar como foi. Se liga no Blog, que a partir de hoje volta a ser atualizado
Acesse nosso canal no youtube e confira nossos vídeos:
TV Denis Peres.