Na semana passada, na última sexta-feira (13), uma pauta diferente nos esperava. Em vez de gravar junto a barcos, motores, velas e todos os cases da vida náutica, embarcamos em plena sala de aula na Faculdade Visconde de Cairu, em Salvador.
O motivo? Denis iria dar uma palestra para alunos de Turismo e Administração, basicamente. Laptop ligado, projetor, e lá ia Denis começar mais uma explanação sobre o mercado náutico e seu desenvolvimento. Na pauta, dados, turismo, o que há e o que pode ser feito para mudar realidades com tantos disparates, como o turismo na Bahia e em outros lugares do Brasil e do mundo, comprometimento, paixão e, claro, viagens e aventuras.
O legal de uma palestra assim são duas coisas: a primeira que as pessoas que estão ali querem ouvir sobre um tema sempre muito “glamorizado” pela grande maioria. A segunda, que a depender do palestrante, a explanação deixa de ser unilateral e vira um grande bate-papo. Na platéia, olhos atentos, perguntas, curiosidades e, claro, a vontade de embarcar numa grande aventura a bordo. Aliás, quem é que nunca sonhou com isso?
Diariamente ouvimos que um trabalho como o nosso é justamente o sonho de todo mundo, que beleza é estar no mar, velejando e desvendando os tantos paraísos indescritíveis do nosso litoral. E tudo isso é verdade, mas quem trabalha com isso e está a par do dia-a-dia que vivenciamos nem desconfia da logística que há por trás de tudo isso. Uma logística extensa administrada basicamente por apenas duas pessoas: eu e Denis! E ter a oportunidade de compartilhar com aqueles que estão se formando para administrar diversas realidades é extremamente prazeroso. Eu fazia parte dessa platéia e confesso que me peguei hipnotizada. Descobri, por exemplo, que por estar continuamente mergulhada no negócio, muitas coisas fogem, tornam-se imperceptíveis; passam “batidas”.
Fiz algumas imagens que irão ao ar no programa, tirei algumas fotos, como as que vocês estão vendo aqui, mas fiquei mesmo foi bastante feliz de ter tido a oportunidade de estar lá e de fazer o que faço. Ia esquecendo que um dos motes da palestra girou em torno de uma coisa importantíssima pra qualquer um – a bordo ou não: iniciativa. Iniciativa de um aluno que fez o convite pra Denis, iniciativa de quem ficou até um pouco mais tarde para saber mais após a palestra e a iniciativa nossa de cada dia, que realmente faz a diferença onde quer que estejamos e seja lá o que façamos. Pra saber mais em como levar essa palestra para sua empresa ou faculdade dá uma olhada aqui do lado e prepara-se pra embarcar junto conosco.
Flávia
Nenhum comentário:
Postar um comentário