segunda-feira, 9 de junho de 2008

World Ocean Day!

Ainda dá tempo! Ontem (8) foi comemorado o Dia Mundial dos Oceanos (ou em inglês: World Ocean Day). A data foi instituída durante a ECO 92, no Rio de Janeiro, com a finalidade de, a cada ano, fazer um tributo aos oceanos. Não é de hoje que todo mundo sabe que os oceanos não vão bem, obrigado! Com o aquecimento do planeta, calotas polares são derretidas com cada vez mais intensidade no Oceano Ártico, algas prejudiciais se proliferam no Atlântico nofenômeno conhecido como Maré Vermelha e bem pertinho de você, com certeza, tem uma praia ou baía poluída. O Greenpeace listou algumas pequenas atitudes que podem fazer a diferença:

1 - Torne-se um Defensor dos Oceanos! Exija de políticos o apoio deles à criação de “no-take” reservas marinhas para proteger ecossistemas marinhos e restaurar regiões pesqueiras.

2 - Coma menos peixe, e faça perguntas sobre a origem do pescado. Que tipo de peixe é este? De onde veio, e como foi capturado? Evite peixe proveniente de uma região exaurida, que foi capturado ilegalmente, que foi capturado com redes de arrasto no fundo do mar ou de alguma outra maneira que resultou em alto índice de pesca acidental. Evite produtos cultivados, como camarão e salmão.

3 - Ajude na luta contra o aquecimento global, que está destruindo ecossistemas marinhos desde os trópicos até as regiões polares. Reduza o uso de carros particulares e utilize mais transportes públicos (ou bicicletas), passe a utilizar fontes renováveis de energia, compre alimentos e produtos cultivados e produzidos localmente e, quando possível, evite usar transportes aéreos. Consulte nossa página "12 medidas" para mais dicas sobre maneiras fáceis de economizar energia.

4 - Mantenha os oceanos livres de entulho. Minimize o uso de plásticos – por exemplo, não use sacolas de plástico, e faça reciclagem tanto quanto possível.

5 - Se comprar peixes tropicais de aquário, assegure-se de que eles foram reproduzidos em cativeiro, e não capturados em recifes. Peixes tropicais são muitas vezes capturados com cianeto ou com outros métodos predatórios de captura, e muitos deles morrem antes de chegarem ao mercado. Indague na loja de animais de estimação. É claro que a lista é muito mais longa, mas o "pouquinho" de cada dia SEMPRE FAZ DIFERENÇA. Por mais “indefeso” ou inconsciente que possa parecer, jogar aquela bagazinha de cigarro na água, por exemplo, vai fazer com que o ecossistema leve no mínimo três meses pra se livrar! Então, não custa nada lembrar também o tempo com que o oceano se livra para decompor o lixo que a gente joga no mar. Vê só:

· Papel: de 3 a 6 meses
. Nylon: mais de 30 anos
· Pano: de 6 meses a 1 ano
· Plástico: mais de 100 anos
· Filtro de cigarro: 5 anos
· Metal: mais de 100 anos
· Chiclete: 5 anos
· Borracha: tempo indeterminado
· Madeira pintada: 13 anos
· Vidro: 1 milhão de anos!

Nenhum comentário:

Cruzei o Atlântico!

Destaques
Da Espanha ao Brasil velejando. Vou te contar como foi. Se liga no Blog, que a partir de hoje volta a ser atualizado
Acesse nosso canal no youtube e confira nossos vídeos:
TV Denis Peres.