Está aberta a temporada de regatas internacionais que Salvador já começou a receber neste mês de outubro. A primeira delas foi a regata de volta ao mundo Clipper Race, que saiu de Liverpool, em setembro, fazendo uma parada na França e a mais recente na Baía de Todos os Santos. A bordo de barcos de 68 pés uma tripulação de inicinates é coordenada por apenas um velejador experiente, e em cerca de 10 meses eles percorrem o mundo fazendo escalas em 14 países dos cinco continentes. Muita água pela frente antes que eles retornem à Inglaterra e percorram nada menos que 65 mil quilômetros! A partida rumo à África do Sul aconteceu hoje (24) ao meio dia.
Mal os velejadores da Clipper se preparavam para zarpar das nossas águas quentes e calmas e olha mais um "barquinho" estrangeiro chegando! Dessa vez foi o Yves Le Blevec, que aportou na tarde do último dia 23 em Salvador. De onde ele veio? Da França; mais precisamente da cidade de La Rochelle onde ele e mais OITENTA E OITO "barquinhos" como o dele rumavam a Salvador! É... Quatro mil e duzentas milhas ou mais ou menos 7400 quilômetros a bordo e em solitário no meio do Atlântico! Tudo para aportar aqui!
Em novembro é a vez deles! Sim, da Fórmula 1 da vela mundial, a Transat Jacques Vabre, que também sairá de La Rochelle, trazendo monocascos, catamarãs e TRIMARÃS de 40, 50 e 60 pés para a Bahia. Adrenalina Pura! Literalmente! Em dezembro tem ainda o Rally Iles du Soleil, que sai das Ilhas Canárias, na Espanha, pára no Senegal, em Salvador, Fernando de Noronha, João Pessoa e Amazônia, fechando essa grande temporada internacional onde a Bahia, mais uma vez é "bóia" e destino da vela mundial!
Allez!
2 comentários:
Sem dúvida fantástica a posição de Salvador num ponto que previlegia quem deseja velejar para o continente americano partindo da Europa. Por várias vezes tenho estado em Salvador e sempre me deparo com uma qualquer prova mas o curioso foi estar em La Rochele e ver chegar os veleiros da Cliper vindos da Grâ Bretanha e mais tarde estar em Salvador a observar a sua chegada. Salvador com a sua Bahía e especialmente o Arquipelago de Tinharé mais a Sul são um conjunto inexplorado ainda e mal conhecido dos velejadores Europeus. Longa vida para o vosso programa e o maior sucesso.
Um destes dias nos veremos por aí.
Saudações Náuticas
Valeu, Vitorino!
Bosn ventos a nós todos!
Flávia
Postar um comentário