A gente está rompendo a barreira dos seis anos!
Pra mim é um momento especial por vários motivos: primeiramente o fato de resistir num país de tantas instabilidades, tantos impostos e tantos presidentes do senado que não largam o osso, completar seis anos de vida fazendo produção independente, num assunto novo como a Náutica, e na Bahia, eu acho que é realmente um feito.
Depois, a maior dificuldade que a gente acaba enfrentando é o pessimismo de gente que curiosamente, deveria estar apostando alto no crescimento deste mercado, que são os próprios empresários do setor. Tem certos caras, que quando a gente os visita oferecendo nossos espaços publicitários e as vantagens de se comunicarem com o nosso público, ocupam boa parte da reunião falando tanta bobagem, chorando tanta miséria, que dá vontade de deixar dez reais em cima da mesa pra contribuir com o pobre! Eu lá tenho cara de padre pra ficar ouvindo lamentação!!!!!
É uma choradeira onde todo mundo já sabe quais são os motivos, e que na minha opinião deveriam ser, ao contrário, pessoas positivas, fazendo o possível para o crescimento do mercado, apostando e fazendo as coisas melhorarem. Chorar e reclamar qualquer um pode fazer.
Agora trabalhar é para poucos. Veja o caso de Reinaldo Loureiro, por exemplo: contra tudo e contra todos construiu uma das maiores e mais bonitas marinas do Brasil, com a ajuda apenas da empresária mais competente da Bahia que é sua filha Leilane Loureiro, crescendo cada vez mais e se tornando o único fato relevante na Bahia depois da construção da Avenida Paralela. Mudou o vetor da cidade, possibilitando a construção do empreendimento “Porto Trapiche”, o sonho da revitalização do bairro do Comércio, a valorização do bairro da Gamboa, o nascimento do principal pólo gastronômico da cidade, a chegada de hotéis de charme, etc, etc.
Se não fosse a Bahia Marina o que seria daquela região? Bom, eu não quero ficar reclamando aqui também, principalmente num momento de festa como este. Vamos festejar!
Festejar principalmente o fato de que o nosso site, o www.bahianautica.com.br, está com cada vez mais audiência, temos recebido cada vez mais e-mails, nossa comunidade no Orkut tem cada vez mais participantes, e agora o recém criado BLOG, idealizado e administrado pela nossa competentíssima Flávia Figueirêdo, muitas vezes minha chefe, é mais uma maneira de você colocar sua voz ativa, botar pra quebrar quando não gostar de alguma coisa, e elogiar também quando for o caso. Não tenho dúvidas de que será sucesso garantido também. É, eu sou otimista! Se não fosse não estaria aqui comemorando seis anos de vida!
Mas eu não estou falando pra você criticar ou falar sobre o programa não, viu! Este é um espaço pra você se manifestar sobre o mercado náutico de maneira geral. Vamos ficar de olho aqui nas ações das marinas, que vêm crescendo também a duros passos por teimosia e empreendedorismo de seus empresários, verdadeiros heróis, e também dos clubes.
Vamos ficar de olho também no Governo do Estado, que vêm demonstrando muita miopia com relação ao setor náutico. A última da Secretaria de Turismo, por exemplo, foi o de criar um encontro de empresários em um evento pra se discutir o potencial da Baía de Todos os Santos, e muito curiosamente este evento aconteceu na escondida e bem protegida Base Naval de Aratu, com convidados escolhidos a dedo, e empresários com muitos anos de atuação no setor de fora, que quando quiseram se inscrever no simpósio ouviram dos organizadores um estranho: “Desculpe, mas todas as vagas já foram preenchidas!” E o Centro Náutico da Bahia, que foi totalmente desmontado? Aquele casarão só vai servir pra alugar pra festas “raves”, que terminam de manhã? Puxa que legal. Vamos fazer festas “raves” também na Fonte Nova, cabe muito mais gente!
Para mim nasce aí um jogo de cartas marcadas, muito diferente do que deveria ser um espaço democrático, aberto, amplo, irrestrito. Nós dos programas Bahia Náutica, e Náutica Brasil, por exemplo, não fomos sequer convidados, e nenhuma linha saiu na imprensa. Provavelmente porque não devemos saber o que está sendo tratado ali, não é mesmo?
É pra isso que este BLOG nasceu. Pra discutirmos tudo com mais clareza. Vamos participar. Sempre que você quiser entre aqui e mande bala. Critique, aponte, demonstre, faça deste novo espaço uma verdadeira tribuna. Tem foto pra mostrar? Manda!
Este espaço é seu.
Um grande abraço!
Denis Peres
2 comentários:
Parabéns!!! mais uma vez o BN sai na frente com a criação de seu blog!!! As fotos da equipe gravando em Noronha...show de bola!!!!
Adoro os "making off"!!! mostram a cara das pessoas que realmente fazem acontecer!!!
Sucesso e saude!!!
beijo grande!!
tammy
Postar um comentário