terça-feira, 5 de agosto de 2008

Onde está o Oceanário? No Rio, ora!

O biólogo, mergulhador e, sobretudo, um incentivador e especialista na vida marinha, Marcelo Szpilman, nos mandou mais esta grande notícia. Pena que maior para os cariocas, pois em terras, ou melhor, águas baianas, vamos ficar por muito tempo a ver navios com a implantação de um suposto oceanário na antiga área do Clube Português, na Pituba.

De acordo com nota enviada por Marcelo, nesta terça-feira (5) o Aquário Marinho da Cidade do Rio de Janeiro - AquaRio - dará entrada em seu projeto arquitetônico, no gabinete do Secretário Municipal de Urbanismo da Prefeitura do Rio de Janeiro, Sr. Augusto Ivan, para requerer os licenciamentos necessários para a realização da obra de construção do empreendimento no terreno da Ex-Cibrazen, na zona portuária, cuja previsão é de dois anos.

Será o maior Aquário Marinho da América Latina, com 25 mil metros quadrados de área construída, 5,4 milhões de litros de água e 12 mil animais de 400 espécies diferentes em exposição. Um novo ícone para o Rio de Janeiro. Um equipamento Moderno e Multi-funcional, com Aquário REAL, Aquário VIRTUAL, Museu de Ciências, Centro de Pesquisa Científica, Centro de Educação Ambiental e Centro de Recuperação da Fauna Marinha. Lazer, Entretenimento, Cultura, Educação, Preservação, Conservação, Pesquisa, Reurbanização e Turismo em um só local. Com a parceria científica do AquaRio com o Departamento de Biologia Marinha da UFRJ, o Rio de Janeiro e o Brasil poderão finalmente contar com esse importante equipamento para realizar pesquisas biológicas que darão grande contribuição à conservação e ao uso sustentável da enorme biodiversidade aquática do litoral brasileiro. Além disso, como um verdadeiro campus avançado da Biomar da UFRJ, o AquaRio proporcionará centenas de vagas para que os biólogos e estagiários participem das pesquisas e trabalhos científicos.

Salvador

Enquanto isso, em Salvador, o projeto para construção do oceanário está parado, sem previsão para implantação - mesmo após ter vencido na intenção da preferência da população para a sua instalação. Segundo a coluna Tempo Presente, do jornal A Tarde, o de maior circulação na capital, a diretora da Conder, Maria Del Carmem, admitiu que o assunto saiu de pauta “até janeiro do próximo ano”, quando as discussões devem ser reabertas. A área seria um hotel de 18 andares, deu confusão. O oceanário foi bem aceito, mas se alguém tiver de apostar, o melhor é o trivial: coqueiral.

Nenhum comentário:

Cruzei o Atlântico!

Destaques
Da Espanha ao Brasil velejando. Vou te contar como foi. Se liga no Blog, que a partir de hoje volta a ser atualizado
Acesse nosso canal no youtube e confira nossos vídeos:
TV Denis Peres.