Durante três dias - 24, 25 e 26 de outubro - Itaparica foi o palco de um grande evento para os amantes do mar, da história e sobretudo da cultura e do potencial da Baía de Todos os Santos: o Simpósio Internacional - Arqueologia Marítima nas Américas: ocupações litorâneas, barcos e navios, portos e áreas portuárias".
O evento, promovido pela prefeitura de Itaparica em conjunto com a Secretaria de Turismo do município Universidade federal da Bahia (UFBA) e Unesco, trouxe para a ilha representantes, estudiosos e especialistas de diversas partes do país e do mundo ligados ao tema, como os arqueólogo paulista Gilson Rambelli e a mexicana Pilar Luna Erreguerena.
O objetivo era realizar o estudo sistemático, a preservação e a divulgação do patrimônio cultural subaquático correspondente aos sítios arqueológicos de naufrágios, de áreas portuárias, santuários submersos e os de ocupações litorâneas pré-coloniais, coloniais e modernos na Baia de Todos os Santos. O reitor da UFBA, Naomar Almeida, o prefeito de Itaparica, Claudio Neves, o deputado Sérgio Barradas e demais representantes, assinaram acordo onde firma-se a intenção e a parceria para criar dentro da Baía de Todos os Santos a primeira "universidade aberta" aos estudos subaquáticos, garantindo, assim, um maior controle e preservação dos sítios arqueológicos do Estado. As imagens você confere nos próximos programas. Enquanto isso, confira abaixo algumas fotos e registros de uma tarde maravilhosa em Itaparica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário