domingo, 28 de dezembro de 2008

Uma dose a mais, ou melhor, um segundo extra no ano de 2008


Astrônomos vão inserir um um segundo extra no ano de 2008. Na madrugada do do dia 1º de janeiro, quando fogos de artifício estiverem clareando o céu, a noite será mais longa. Um segundo mais longa, para ser preciso, segundo o consórcio internacional que administra o TUC (Tempo Universal Coordenado). O segundo extra não será alívio para quem precisar de tempo para se recuperar de uma ressaca, mas é necessário para coordenar sistemas de informação que requerem grande precisão, como o sistema de localização GPS e o protocolo NTP (a hora unificada da internet). A decisão de tornar 2008 um segundo mais longo foi confirmada agora pelo Observatório Naval dos EUA, uma das entidades integrantes do Iers (Serviço Internacional de Rotação da Terra e Referência de Sistemas).

A necessidade de adicionar tempo à duração oficial do dia 31 é coordenar os dois sistemas de medida cronológica que existem hoje. Um leva em conta a rotação da Terra e outro toma como base relógios atômicos, muito precisos. O problema é que a rotação da Terra está reduzindo de maneira extremamente sutil, e com o passar dos anos as horas atômica e terrestre saem de sincronia.

Desde 1972, quando foi criado o TUC, segundos extras foram adicionados ao tempo atômico várias vezes para que o descompasso entre os dois relógios nunca fosse maior que um segundo. A última vez foi em 2005. O ano de 2008, porém, será o mais longo desde 1992, a última vez que um ano bissexto ganhou ainda um segundo extra. Sistemas que estão em sincronia com o Escritório Internacional de Pesos e Medidas, em Paris, o administrador do UTC, não precisam acertar o ponteiro "manualmente", pois relógios atômicos cadastrados na entidade transmitirão a informação automaticamente.

* A informação é da Folha on Line

O retorno dos que não foram...

Lembra dos pinguins? Aqueles que chegaram ainda no "inverno" baiano? Pois é... Eles já estão há mais de 120 dias no Instituto Mamíferos Aquáticos (IMA) e continuam tendo tratamento vip por parte dos biólogos, veterinários e estagiários. São as 40 aves ainda remanescentes do enorme grupo que aportou nas praias baianas, principalmente nos meses de julho e agosto deste ano. Uma parte deles foi devolvida ao habitat, depois de reabilitados. Os remanescentes permanecerão em Salvador durante o verão e só deverão ser soltos no mar em março de 2009.

Já se vai longínquo o dia da chegada do primeiro visitante ilustre de uma grande leva de pingüins-de-magalhães, vindos do Estreito de Magalhães, na Argentina, seguindo a rota para as águas litorâneas do Atlântico em busca de alimentos. No caminho, as correntes não ajudaram e os pingüins – que já visitavam as águas da costa brasileira há algum tempo, mas nunca em tamanha “galera” – perderam a rota e aportaram por aqui.

No total, 1.650 animais apareceram em águas baianas, quase todos jovens. Boa parte deles – quase a metade – não resistiu à viagem tão desgastante e morreu. A outra parte – 848, com exatidão – ficou sob os cuidados do IMA. Eles chegaram às praias baianas debilitados, desidratados, anêmicos e com hipotermia (temperatura do corpo abaixo do necessário). Necessitavam de cuidados especiais. “Fizemos o melhor que pudemos todo esse tempo. Empenhamos nossa equipe num trabalho sobre-humano”, afirma Raquel Velozo, médica veterinária do IMA. Cada animal era tratado individualmente, com atenção especial. Ao que parece, os cuidados resultaram em êxito. “Conseguimos soltar 400 pingüins, algo nunca feito por qualquer outra instituição na América do Sul”, afirma a bióloga do IMA, Sheila Serra. “Nem o Centro de Recuperação de Animais Marinhos (Cram), na cidade de Rio Grande, no Rio Grande do Sul, que está mais próximo da Argentina e é uma instituição referência quando se fala de pingüins, recebeu tamanha quantidade de animais”, observa Raquel Velozo. O trabalho do IMA resultou na devolução de 400 pingüins-de-magalhães para as águas. Via aérea – A volta dos “gorduchinhos” para o mar aconteceu em outubro, com direito a viagem no estilo presidencial: num avião da Força Aérea Brasileira (FAB). O vôo partiu de Salvador no dia 2 de outubro em direção a Pelotas e de lá para a cidade de Rio Grande.

Sheila Serra, bióloga do IMA, descreve a cena, emocionada. “Lá na praia, onde passa a corrente certa para levá-los ao Estreito de Magalhães, nós fizemos um imenso curral. Era uma quantidade enorme de pingüins, porque havia animais de outros estados também. A soltura foi linda”, conta. Os pingüins, antes de ir ao mar, receberam anilhas (anéis) para que, caso voltem, sejam identificados. E esta possibilidade não está de todo descartada. É a Bahia...desde Pedro Álvares (ou não) na rota dos desorientados...

Novidade: "Bikeando" sobre as águas chega ao Brasil

Há algum tempo, a internet foi invadida com fotos e vídeos de um aparelho movido apenas pela energia do piloto, como uma bicicleta. Agora, o "Pumpabike" chegou ao Brasil. Segundo o importador, o aparelho permite viagens a até 30 km/h e é fácil de aprender. A exigência de que o piloto fique sempre em movimento também acaba tornando o aparelho uma ferramenta para exercícios. No site http://www.pumpabike.com.br/ é possível ver alguns vídeos com o aparelho em ação. A notícia é da Nautica on Line, do nosso amigo Antônio Alonso Jr.

sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Esquilo de esqui atrai curiosos nos EUA

Um esquilo é a atração de uma feira náutica americana, o Show Nacional de Barcos de Nova York. Twiggy, como ele é chmado, é o sexto a ser treinado por LouAnn Best, que cria esquilos órfãos há 30 anos e os ensina a esquiar na água. Segundo Best, a idéia de ensinar esquilos a esquiar começou como uma brincadeira, quando seu marido comprou um barco com controle remoto para suas filhas. "Eu digo para todo mundo que é como treinar um marido, é só dar muito amor e carinho e dizer a mesma coisa o tempo todo", brinca Best. Vejam com os seus próprios olhos!

Rato finalmente lança o seu blog!

Calma! Não é mais uma maluquice da ciência! É apenas o nosso queridíssimo amigo Gustavo Pacheco, o Rato, que nos manda essa notícia fresquinha da sua mais recente entrada no mundo virtual. O endereço é o http://rato-skipper.blogspot.com/ e vale a pena dar uma navegada por lá, não só pelas belíssimas fotos, mas também pelos registros desse que foi o único brasileiro a completar até hoje a Regata Mini Transat, saindo em solitário da França até a Bahia, além de viver a sua doce vida de skipper profissional, viajando pelas águas do mundo e sempre, sempre se batendo conosco pelas regatas da vida. Seja bem-vindo às ondas virtuais, comandante!

Ho!Ho!Ho!

Da série "Fotos Espetaculares" eis que nos chegam mais alguns impagáveis registros de que o "bom velhinho" gosta mesmo é de curtir a vida sob as águas! Esse da foto abaixo passou por um desafio radical em Jacarta, na Indonésia. Além de andar de bicicleta no fundo do mar, o corajoso ainda encarou a tarefa ao lado de tubarões.


segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Parabéns, Karol!

O Bahia Náutica parabeniza a mergulhadora Karoline Meyer (Karol Peixe) pela conquista da nova marca nacional, de apnéia em velocidade, conhecida por Sprint Apneia 25 mts, com o tempo de 10"69. Mais um recorde pra sua galeria!

domingo, 14 de dezembro de 2008

Notícias do Mahoe

O navegador e aventureiro Sérgio Mahoe acaba de desembarcar no Japão. Ele pediu para postar a seguinte mensagem para você que acompanha a Jornada Centenária e, certamente, deve estar preocupado com o prosseguimento dela. "Olá amigos que durante todo este tempo torceram para o sucesso desta Jornada. Peço desculpas pela ausência e pela falta de informação da minha parte no nosso blog.

Desde a partida do porto de Kobe já se passaram quatro meses e ainda não consegui realizar a etapa brasileira. Estava no Brasil e acabei enfrentando muitas dificuldades para poder realizar esta etapa. E agora, acabo de retornar ao Japão para fazer uma nova programação junto com a equipe japonesa. Acho que enfrentar os Talibãs durante a viagem de moto pelo mundo foi muito mais fácil do que as dificuldades que estou encontrando neste momento.(rs) Mas o importante é que a batalha continua. Isso graças a vocês e toda a equipe que tem me apoiado desde o início. Agradeço a todos pelo apoio que continuo tendo para a realização deste projeto!Espero poder continuar contando com o apoio de todos vocês! Obrigado sempre!!!"
Sérgio Mahoe

Notícias de um oceanário real

E essa vem do nosso amigo e parceiro Marcelo Szpilman, aquele mesmo do fantástico documentário "Mergulhando com Tubarões", que exibimos no Bahia Náutica. Ele manda a notícia de que o AquaRio, o Aquário Marinho da Cidade do Rio de Janeiro, acaba de lançar o seu hotsite. Além de disponibilizar diversas informações à mídia e ao público em geral e dar acesso ao filme do projeto, o hotsite permitirá ver a localização do AquaRio, conhecer um pouco mais sobre seus espaços internos, dimensões e volumes, expectativas de visitação e os futuros horários de funcionamento. Através do hotsite, você conhecerá também a equipe de profissionais e empresas que estão à frente do projeto e poderá estabelecer contato com eles. Quer conferir? Então acesse o www.aqua-rio.org.br e saiba mais sobre o Projeto.

O AquaRio será o Maior Aquário Marinho da América Latina, com 25 mil metros quadrados de área construída, 5,4 milhões de litros de água e 12 mil animais de 400 espécies diferentes em exposição. Um equipamento Moderno e Multi-funcional, com Aquário REAL, Aquário VIRTUAL, Museu de Ciências, Centro de Pesquisa Científica, Centro de Educação Ambiental e Centro de Recuperação da Fauna Marinha.

Uma lástima que o que era pra ser um oceanário em Salvador não tenha saído do papel e sejam "favas contadas"!

Russo registra emoticon ;-)

E atenção! O popular emoticon ;-) tem dono! Sim, amigo, o emoticon foi registrado pelo empresário russo Oleg Teterin. Segundo ele, em breve outros sinais amplamente usados na internet, por pessoas de todas as línguas e de todos os países, podem ser patenteados, entre eles o :-) / ;) / :) ... Teterin é presidente da companhia de telefonia móvel Superfone. Por enquanto, o empresário não pretende rastrear pessoas físicas que estejam usando o símbolo. Mas empresas precisarão de autorização. Uma licença para uso, sairá, segundo Teterin, por "algumas dezenas de milhares de dólares". Uma mina de dinheiro...

Será que alguém pode registrar o Hahaha e o Rsrsrsrs???

Só nos resta o :(

A notícia é do curioso portal do Fernando Moreira

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Da água para o altar!

Essa vem "fresquinha" de Bruno Fontes, o velejador fera na classe Laser e que representou o Brasil nas Olimpíadas de Pequim teve um belíssimo dia este fim de semana, um verdadeiro sábado de sol e ventos favoráveis! É que seguindo os passos de Robert Scheidt, seu antecessor na classe Laser e que casou recentemente com uma velejadora lituana, Bruno casou-se com Paola Piccoli.

A cerimônia foi realizada na charmosa Igreja Nossa Senhora das Necessidades (1756) e emocionou pela beleza da paisagem e o bom gosto da decoração. O jovem casal festejou muito ao lado dos familiares e amigos privilegiados com o melhor da "ilha da magia". Gente bonita, frutos do mar e tambores da Consulado do Samba. E é claro que a gente deseja muitos bons ventos no que ele mesmo chamou de "Regata do Amor". Viva os noivos!

E por falar em fotografia...

O site Gizmodo divulgou um post bem legal esta semana. Um marido apaixonado e criativo resolveu fazer uma bela surpresa para a amada: um "puro" bolo de Nikon D700 para o seu aniversário! Tudo isso apenas como um pretexto para dar a ela uma das mais desejadas máquinas fotográficas. E já que as comunidades de Fotografia aqui do Naútica Clube andam bombando, segue a nossa homenagem e - por que não - sugestão de uma bela surpresa para o natal. Apaixonados, mãos à obra!

Você conhece o peixe-bolha, o polvo dumbo ou do dragão folheado do mar?

Sempre sempre a gente divulga aqui as fotos e detalhes de alguns animais marinhos, digamos, atípicos. Para atender a galera que sempre comenta e pede mais fotos dessas belas criaturas, seguem mais algumas. É sempre bomir se acostumando...do jeito que anda a natureza, quem sabe você não se bate com um neste verão?

Esse aqui do lado esquerdo é o tubarão-cobra, uma das criaturas mais antigas já encontradas vivas nos dias de hoje. Vive águas em profundidades que vão desde 600 a 1000 m. Esse aqui da direita é o peixe-bolha, que vive em águas profundas da Austrália e da Tasmânia. Seu corpo gelatinoso é menos denso que a água, o que lhe permite flutuar e nadar sem fazer esforço.


Esta é outra espécie aqui que mais parece um "pikachu" é o polvo-dumbo, de apenas 20 cm. Ele se move com a ajuda das orelhas, dos curtos tentáculos e de um jato de água que suga do oceano e expele pelo corpo. O nosso último exemplar que parece uma alga abandonada é na verdade o dragão folheado do mar, da mesma família dos cavalos-marinhos e que vive nos mares da Austrália. Gostou da Galeria? Em breve, tem mais!

As informações são do site http://www.dihitt.com.br/


Doação de Sangue, Aeroporto, Fotografias do Mar e o que ocorrer...

A Marinha do Brasil através da Capitania dos Portos arregaça as mangas e nos pede para que divulgue ações e eventos que vêm realizando, especialmente em Salvador. Então lá vai:

1 - Dentre as atividades da Semana da Marinha, o Hospital Naval de Salvador (HNSa) coordenará uma doação voluntária de sangue, junto à Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia – HEMOBA - em coleta realizada entre os militares e servidores civis, nos dias 10 e 11 deste mês. Ponto para a iniciativa. E você? Já fez a sua parte?

2 - Está oficialmente aberto o II Salão de Fotografia do Mar, na Associação Comercial da Bahia, localizada no Comércio. As 40 obras selecionadas para o Salão comporão a exposição na Associação Comercial da Bahia, no período de 9 a 18 de dezembro, e no Museu Náutico da Bahia (Farol da Barra), no período de 12 a 30 de janeiro de 2009. Uma ótima pedida para os amantes dessas duas grandes paixões: o mar e a fotografia.

3 - Em parceria com o Aeroporto Internacional Luis Eduardo Magalhães, a Capitania está realizando a exposição "A Nossa Marinha", entre os dias 05 a 13 de dezembro. A entrada é aberta a todos os freqüentadores do aeroporto, que poderão assistir a filmes em vídeo sobre as atividades desenvolvidas pela Marinha, além dos vídeos institucionais. Os visitantes terão, também, as seguintes atrações: exposição de equipamentos do Corpo de Fuzileiros Navais; exposição dos melhores trabalhos marinheiros; exposição de instrumentos náuticos do Serviço de Sinalização Náutica do Leste; divulgação das atividades realizadas pela Base Naval de Aratu e pela Força de Minagem e Varredura; e diversas maquetes de navios da Marinha.


Recado dado!

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Mergulhador vira "bom velhinho" em aquário gigante

Não é só nas águas brasileiras que a galera se vira... Depois da sereias nos aquários em Hefei, eis que nos gigantescos aquários das Filipinas surge o Papai Noel mergulhador! A fantasia do "Bom velhinho" é estratégia para divulgar o oceanário de Manila, tendência que deve ser vista em muitos outros oceanários.

Pena que Salvador continue - e deva continuar por muito tempo ainda - sem um: sem um oceanário, sem um metrô, sem políticas para desenvolvimento da náutica e do mergulho e sem um "bom velhinho" que presenteie a cidade pelo menos uma vez por ano...


Flávia Figueirêdo com informações do G1
Confira mais fotos em nossa Galeria

"Ghostbusters" do Rio queimam barcos-fantasmas

A vida sempre imita a arte. E eis que no Rio de Janeiro não poderia ser diferente. Agentes da Secretaria do Ambiente e da Secretaria de Transportes retiraram no início desta semana seis barcos abandonados na Baía de Guanabara, na altura da Ilha da Conceição, em Niterói. A operação “Barco Fantasma” irá retirar ao longo deste mês mais outras 15 embarcações.

Os barcos de madeira foram retirados por um guindaste e serão levados para uma empresa de cerâmica que irá incinerar a madeira. Além de ser uma agressão ao ecossistema, as carcaças e embarcações abandonadas, em determinados pontos, atrapalham o tráfego naval. Por isso, os "ghostbusters" da Secretaria do Meio Ambiente ressaltam que antes de "liquidar" as embarcações fantasmas, estão fazendo um pequeno estudo para verificar se há algum combustível nelas, afim de que não ocorram pequenos derramamentos de óleo na região. A tirar pela lista das Secretarias e da Capitania dos Portos do Rio, mais 50 "fantasmas" de grande, médio e pequeno porte abandonados nas águas na Baía de Guanabara estão com os dias contados!

Flávia Figueirêdo com informações do JB on Line.

Cruzei o Atlântico!

Destaques
Da Espanha ao Brasil velejando. Vou te contar como foi. Se liga no Blog, que a partir de hoje volta a ser atualizado
Acesse nosso canal no youtube e confira nossos vídeos:
TV Denis Peres.