Esta semana o Grupo Mata Virgem (estaleiro Corema, Navemar e Star Sea) comemororou 40 anos de atividades marítimas na Bahia. A fim de fazer um vídeo institucional e, claro, comemorativo ao duplo aniversário, eu e Denis fomos lá na Ribeira, onde eles ficam localizados, registrar algumas imagens.
Nem de longe dá pra imaginar que ali, pertinho do Saveiro Clube, numa modesta entrada à direita, está instalado um verdadeiro parque de sonhos, uma espécie de mina a céu a berto, onde homens e mulheres trabalham horas a fio, soldando, lavando, martelando e construindo todos os dias mais um pedaço de um barco, uma balsa, um pesqueiro. No dia da gravação, andei um pouco e de cara vi logo o antigo e saudoso navio Maragogipe, que tanto serviu de travessia para passageiros entre a capital e o recôncavo, docado, repousando no silêncio da enseada das águas calmas da Ribeira. A intenção do grupo, que o adquiriu em um leilão, é reformá-lo inteiramente para voltar a pô-lo na água. Águas que virão.
Mas voltando no tempo, às águas passadas, foram 40 anos de pioneirismo. Passeando com capacetes de proteção sob um sol escaldante de 35º fica fácil imaginar a sensação sufocante de se trabalhar em projetos como esses. Difícil é imaginar como alguém com apenas uma idéia na cabeça e - claro - um pouco de investimento - ergue "do nada" tudo aquilo (fotos abaixo).
Parabéns ao Grupo Mata Virgem, aos funcionários e ao empreendedorismo daqueles que acreditam que é possível, sim, fazer acontecer e ainda ir além. Em breve, por exemplo, eles pretendem ampliar a área do parque, transferindo-se para a Baía de Aratu, um verdadeiro pólo industrial baiano. Fica o nosso desejo de contínuos bons ventos pra essa galera. A matéria completa você vê, em breve, no Bahia Náutica. Fui!
Flávia
Um comentário:
O Grupo Mata Virgem é fruto de anos e mais anos de perseverança e profissionalismo. Buscando a cada dia a excelência da qualidade, pois assim seremos DIFERENTES!
Marcos Alexandre Silva Mata Virgem
Postar um comentário