segunda-feira, 25 de maio de 2009

O "cineasta" das enchentes

A matéria saiu no Fantástico. Um rapaz que pegou uma câmera emprestada para filmar a inundação que castigou a cidade onde ele vive: Trizidela do Vale, no Maranhão. O resultado? Um dvd que virou sucesso entre as próprias vítimas das chuvas. O DJ Rony é o "cineasta das enchentes", numa prova comovente e muito criativa de uma verdadeira tragédia nas águas brasileiras. Veja o vídeo:

Para quem gosta de peixes!

Aí vai uma excelente dica enviada pelo mergulhador Paulo Amorim, da Dive-Net: um ótimo site com tudo e um pouco mais sobre várias espécies de peixes. Quer pescar? então, aí vai a isca http://mares-oceanos.blogspot.com/

sexta-feira, 15 de maio de 2009

As perigosas espécies para os oceanos...

Essa é uma fantástica peça publicitária americana sobre as verdadeiras "espécies" que poluem os oceanos. É o recado: criatividade chama muito mais atenção que blá, blá, blá. Olha só a peça:

Cinzas de cremados viram corais nos EUA

A gente já tinha noticiado aqui no blog há algum tempo, mas agora a coisa evoluiu...Uma nova maneira de homenagear os entes queridos mortos está se tornando cada vez mais popular nos Estados Unidos: transformar suas cinzas em corais artificiais que, uma vez levados ao fundo do mar, devem se tornar o lar de animais marinhos. No litoral do Estado de Nova Jérsei, várias famílias de pessoas fanáticas pelo mar estão recorrendo a esta opção de funeral, digamos, original. Se a moda pega por aqui...a Baía de Todos os Santos vai virar um verdadeiro parque arqueológico.... Veja o vídeo no endereço
http://www.bbc.co.uk/portuguese/multimedia/2009/05/090512_cinzascorais.shtml

terça-feira, 12 de maio de 2009

Um barco movido a ...sol!

A Ria Formosa está mais amiga do ambiente com uma embarcação movida apenas a energia solar, única em Portugal. Neste barco não há motores a gasolina ou a óleo. O sol é suficiente para atingir uma velocidade que permite aos turistas apreciarem a paisagem. Se for preciso mais velocidade, há um conjunto de baterias que garante a autonomia da embarcação.
A ideia de construí-lo surgiu há muitos anos, mas só ganhou forma definitiva em 2006. A aposta num barco totalmente ecoeficiente tem por detrás diversas razões, mas a que pesou mais foi a consciência ecológica. Com 12 lugares e um casco especialmente concebido para se mover na Ria Formosa e nos seus canais secundários sem afectar a fauna e a flora, o barco tem um único motor elétrico, que "nunca toca o chão", segundo o fabricante Jorge Severino, da empresa "SunQuays". Quanto à velocidade, atinge, no máximo os oito nós e tem uma velocidade de cruzeiro de 4 ou 5 nós. A dica é do site barlavento.online.pt

Para rir um pouco...

E falando em Titanic, os atores protagonistas do filme, Leonardo DiCaprio e Kate Winslet, fizeram doações a um fundo que pretende custear as despesas médicas de Milvina Dean, a última sobrevivente do naufrágio do navio. Milvina, que tinha dois meses quando o acidente ocorreu, em 14 de abril de 1912. Atualmente, ela vive em uma clínica na cidade de Southampton, na Inglaterra, desde que quebrou o quadril, há cerca de três anos, mas não tem mais condições de bancar as despesas com o tratamento.

Em outubro do ano passado, ela vendeu recordações do Titanic para arrecadar dinheiro. Di Caprio e Winslet afirmaram em um comunicado que esperam que Milvina possa descansar melhor sabendo que seu futuro está garantido.

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Marinha realiza teste com mina na Baía de Todos os Santos

A notícia é curiosa e foi divulgada por nosso amigo e membro do Nautica Clube, André Lima, do Necton Sub. Vejam só: A Diretoria Geral do Material da Marinha conduziu, nos dias 13 e 14 de abril, na Baía de Todos os Santos (Salvador-BA), testes com minas, em que foram utilizados meios navais do Comando do 2º Distrito Naval (Com2ºDN). A Mina de Fundeio de Influência (MFI), testada no exercício, é uma mina de fabricação nacional desenvolvida pelo Instituto de Pesquisas da Marinha (IpqM).
A atividade contou com a assessoria técnica da Diretoria de Sistemas de Armas da Marinha, do Centro de Mísseis e Armas Submarinas da Marinha, do Grupo de Avaliação e Adestramento de Guerra de Minas (GAAGueM), do Centro de Hidrografia da Marinha, do IpqM e do Departamento Industrial e de Magnetologia da Base Naval de Aratu. Também participaram os Navios-Varredores “Abrolhos” e “Albardão”, o Comando da Força de Minagem e Varredura, a Lancha Balizadora “Aldebaran”, o Serviço de Sinalização Náutica do Leste e um destacamento do Grupamento de Mergulhadores de Combate.O teste teve o propósito de avaliar o desempenho operacional da mina MFI, compreendendo o mapeamento prévio da área do exercício, o lançamento e a localização da mina através do equipamento de varredura lateral SIDE SCAN. Foram realizados, também, a varredura com os equipamentos de influência acústica e magnética dos Navios-Varredores e o recolhimento da mina pelo destacamento do GptMeC.

O teste foi considerado um sucesso em função do ganho operacional obtido pela Marinha em operações de minagem e varredura e permitiu que as Diretorias Especializadas extraíssem informações operativas importantes a respeito dos dispositivos e sensores da mina MFI.O GAAGueMO GAAGueM, criado em 2006, é uma Seção de Estado-Maior do Com2ºDN responsável por produzir informações operacionais de Guerra de Minas, a fim de contribuir para o desenvolvimento, consolidação, disseminação e atualização de doutrina, procedimentos táticos e emprego dos equipamentos de Guerra de Minas.O GAAGueM elaborou o procedimento de teste da mina e coordenou tecnicamente a condução do exercício.

Cruzei o Atlântico!

Destaques
Da Espanha ao Brasil velejando. Vou te contar como foi. Se liga no Blog, que a partir de hoje volta a ser atualizado
Acesse nosso canal no youtube e confira nossos vídeos:
TV Denis Peres.